Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5768
Título: Design colaborativo: a personalização no vestuário feminino e masculino
Título(s) alternativo(s): Collaborative design: the customization in the female and male clothing
Autor(es): Aquino, Lo Ruama Lopes
Orientador(es): Abreu, Ana Cláudia de
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Vestuário
Moda - Estilo
Consumer behavior
Clothing and dress
Fashion design
Data do documento: 22-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: AQUINO, Lo Ruama Lopes. Design colaborativo: a personalização no vestuário feminino e masculino. 2017. 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2017.
Resumo: Os estudos direcionados ao comportamento do consumidor estão ganhando ênfase no mercado, devido à necessidade de compreender todos os aspectos que englobam as preferências desse novo perfil denominado de consumidor inovador ou hipermoderno. Eles buscam liberdade de expressão e satisfação de suas necessidades emocionais em produtos únicos que transmitem sua personalidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo propor ao consumidor a personalização de produtos do vestuário através da colaboração entre designer e usuário. Utilizou- se a pesquisa exploratória com aplicação de questionário destinado aos indivíduos que em interesse em participar da colaboração da sua peça de roupa e, a análise dos dados obtidos na pesquisa demonstrou a viabilidade do projeto, possibilitando o desenvolvimento de uma marca de moda.
Abstract: Studies focused on consumer behavior are gaining an emphasis on the market due to the need to understand all aspects that encompass the preferences of this new profile called the innovative or hypermodern consumer. They seek freedom of expression and satisfaction of their emotional needs in unique products that convey their personality. The present work aims to propose to the consumer the personalization of clothing products through the collaboration between designer and user. However, the exploratory research was carried out with the application of a questionnaire aimed at individuals who are interested in participating in the collaboration of their clothing, and the analysis of the data obtained in the research demonstrated the viability of the project, enabling the development of a fashion brand.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5768
Aparece nas coleções:AP - Tecnologia em Design de Moda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_CODEM_2017_1_15.pdf13,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.