Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6028
Título: Mineração de interesses pessoais a partir de redes sociais para apoiar a personalização de trajetos
Título(s) alternativo(s): Mining personal interests from social networks to support personalization of routes
Autor(es): Mantovani, Taila Camila
Orientador(es): Steinmacher, Ana Paula Chaves
Palavras-chave: Redes sociais on-line
Mineração de dados (Computação)
Levantamento de rotas
Online social networks
Data mining
Route surveying
Data do documento: 21-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MANTOVANI, Taila Camila. Mineração de interesses pessoais a partir de redes sociais para apoiar a personalização de trajetos. 2015. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015.
Resumo: Enquanto diversos sistemas tornam-se cada vez mais adaptáveis, a personalização de mapas digitais ainda é pouco explorada. A maioria dos sistemas de roteamento oferecem aos usuários as mesmas rotas, normalmente baseadas na menor distância ou o menor tempo, não levando em consideração interesses e preferências individuais. Entretanto, utilizar essas informações podem exercer influência na escolha do trajeto. Neste trabalho, a aquisição de informações contidas em redes socais foi realizada, para a identificação de interesses que possam influenciar usuários a preferirem trajetos alternativos durante o deslocamento urbano. Com a finalidade de atingir o objetivo, foi proposta a coleta de informações da rede social Facebook e uma classificação de interesses a partir dos dados adquiridos para a identificação de interesses. Em seguida, com o intuito de avaliar a classificação realizada, foi selecionado os interesses que possam ter influência na recomendação de trajetos para embasar um questionário personalizado, a ser respondido pelos indivíduos que forneceram seus dados para a pesquisa. Como resultado, os interesses obtidos a partir de redes sociais de propósito geral podem influenciar a preferência de pessoas em um trajeto baseado em interesses. Especificamente, os interesses relacionados à “Lazer” e “Compras” contribuem para a preferência de trajetos.
Abstract: As diverse systems have become increasingly adaptable, digital maps personalization is still little explored. Most routing systems recommends the same routes for any user, usually based on the shortest distance or a shorter travel time, and do not taking into account individual interests and preferences. However, using information about individual interests and preferences may influence on the choice of the route. In this work, information from a social network were acquired in order to identity interests that may influence users to prefer alternative routes in the context of urban mobility. To that end, I have collected information from Facebook and classified the acquired data as interests. Then, in order to evaluate the classification, I have selected the interests that may influence the preference of users on the choice of routes. I used them to prepare a personalized questionnaire, that was answered by the individuals who provide their Facebook data. As a result, interests from general-purpose social networks can influence the preference of people on a interest-based path. Specifically, interests related to "Leisure"and "Shopping"contribute to a preference for routes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6028
Aparece nas coleções:CM - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COCIC_2016_2_05.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.