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Título: Estudo técnico de agregado reciclável de resíduo de construção e demolição em pavimentos de médio volume de tráfego
Título(s) alternativo(s): Technical study of recycled aggregate from construction and demolition waste in pavement of medium traffic volume
Autor(es): Hashimoto, Thiago Kei
Orientador(es): Rodrigues, Paulo Henrique
Palavras-chave: Agregados (Materias de construção)
Resíduos como material de construção
Construção civil
Aggregates (Building materials)
Waste products as building materials
Building
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: HASHIMOTO, Thiago Kei. Estudo técnico de agregado reciclável de resíduo de construção e demolição em pavimentos de médio volume de tráfego. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.
Resumo: A maior parte da destinação dos resíduos da construção civil são aterros sanitários. Estes últimos são gerados em grande volume e acabam causando problemas ao meio ambiente. A presente pesquisa teve seu estudo na utilização graduada dos resíduos de Construção e Demolição em camadas de sub-base e base de pavimentos de médio volume de tráfego, como forma de minimizar tais problemas. Com a realização de ensaios de compactação e CBR no laboratório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão, verificou-se menor umidade ótima e maior peso específico aparente seco máximo conforme o aumento de aplicação do resíduo na mistura. Verificou-se também que o índice CBR atingiu 29,49% com o teor de agregado reciclado de 50%. Os resultados obtidos no trabalho comprovaram a viabilidade técnica do uso de resíduo de construção e demolição na camada de base ou sub base de um pavimento de médio volume de tráfego.
Abstract: Most part of the destination for civil constructions waste is the landfills. These materials are generated in large volume and end up causing environmental problems. The present research had its study on graduated use of Construction and Demolition Waste in sub-base and base layers of medium traffic volume pavement, as a way to minimize these problems. With the accomplishment of compaction and CBR test executed in laboratory from Federal Technology University of Paraná Campus Campo Mourão, it was verified a lesser optimum humidity and a bigger maximum specific apparent dry weight as the application of the residue in the mixture increased. It was also found that the CBR index reached 29,49% with the recycled aggregate content of 50%. The results obtained in this work prove the technical viability of the construction and demolition residue use in the base and sub-base layer in a medium traffic volume pavement.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6405
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