Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7230
Título: Acessibilidade para o projeto "Metrô do asfalto"
Autor(es): Martins, Rodrigo Guilherme
Orientador(es): Souza, Celso Naves de
Palavras-chave: Projeto de acessibilidade
Ônibus
Elevadores
Barrier-free design
Buses
Elevators
Data do documento: 3-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MARTINS, Rodrigo Guilherme. Acessibilidade para o projeto "Metrô do asfalto". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: Esta monografia tem como foco principal a criação de um modelo de plataforma elevatória para cadeirantes a ser utilizada no projeto “Metrô do Asfalto”, dos alunos Caio Carmezini e Sérgio Endo. O desenvolvimento deste projeto iniciou-se no segundo semestre de 2015 e teve sua conclusão em Maio de 2016. O levantamento deste trabalho levou em consideração as necessidades dos cadeirantes identificadas em um estudo de caso realizado na cidade de Londrina-PR, bem como os direitos previstos na Lei 7.853, de 24.10.1989 e normalizada pela ABNT NBR 15646. Primeiramente, para assegurar a funcionalidade e eficiência da plataforma elevatória projetada, foi criado um check list abrangendo as principais dificuldades enfrentadas por pessoas portadoras de necessidades especiais no transporte público coletivo da cidade de Londrina, Paraná. Além de servir como base para o modelo criado, a intensão desta pesquisa foi identificar divergências entre o que consta na nas normas de acessibilidade e o que é efetivamente imposto à população pelos órgãos e empresas responsáveis. Com isso, foi constatado que Londrina não possui um sistema completamente inclusivo de transporte público coletivo. Por final, foi criado um modelo de plataforma elevatória que assegurasse verdadeiramente à toda a sociedade o pleno exercício de um de seus direitos básicos, o de ir e vir. Este elevador está completamente alinhado com o Metrô do Asfalto e, além disso, poderá ser adaptado para outros veículos conforme as particularidades de cada um.
Abstract: This monography has as the main focus the creation of a elevator model through the software Soliworks for the project “Road Trail” by the students Caio Carmezini and Sérgio Endo. The development of this Project has begun in the second half of 2015, and it was finished in May, 2016. For gathering data, it was considered the weelchair users necessities identified from an analysis made in the city of Londrina, state of Paraná, as well as the rights placed on the Law number 7.853, since 24.10.1989 and normalized by the ABNT NBR 15646. First of all, in order to assure the efficiency and function of the lifting platforms, it was created a check list reaching the main difficulties faced by people with disabilities or reduced mobility in the public transportation system of Londrina. Besides being a base for the modeling, the intention of this survey was to identify the differences between what says the NBR 15646 and what the agencies and companies impose to people. With that, it was found that Londrina does not have a completely inclusive system of public transportation. In the end, it was modeled a lifting platforms which truly assures to the whole society one of their first rights, the right to go anywhere by themselves. This platform is completely aligned to the “Road Trail”, and, furthermore, it can also be adapted to other vehicles specific features.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7230
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2016_1_29.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.