Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7238
Título: Simulação numérica computacional de um veículo trafegando em uma pista de testes
Autor(es): Matos, Henrique Kirylko de
Orientador(es): Borges, Adailton Silva
Palavras-chave: Resistência de materiais
Método dos elementos finitos
Simulação (Computadores)
Strength of materials
Finite element method
Computer simulation
Data do documento: 8-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MATOS, Henrique Kirylko de. Simulação numérica computacional de um veículo trafegando em uma pista de testes. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: O presente trabalho propõe o estudo e implementação do método de elementos finitos para a realização de uma análise transiente de esforços, de como a estrutura de uma bicicleta se comporta em uma pista de testes. Primeiramente construiu-se um modelo matemático de bicicleta, composta por alumínio 6061, definiu-se a velocidade de trajeto condizente com o modelo e a amplitude dos esforços verticais aplicados. Em seguida submeteu-se a três análises, sendo a primeira em consideração o uso normal por um ciclista comum, a segunda com a preocupação de uso indevido ou sobrecarga, para terceira, realizou-se um estudo refinado do comportamento estrutural do modelo, o qual aumentou a aproximação dos dados. Em todas análises simulou-se a reação da bicicleta quando submetida a esforços verticais ao longo do tempo. Os resultados permitem que a análise de tensão e deformação total revelem números importantes para o estudo com a confirmação de resistência na superação de obstáculos.
Abstract: The present work proposes the study and implementation of the finite element method to perform a transient analysis of efforts of how the structure of a bicycle behaves in a test track. First, a mathematical model of a bicycle, composed of aluminum 6061, was defined, the speed of travel commensurate with the model and the amplitude of the vertical forces applied. Afterwards, three analyzes were carried out, the first one considering the normal use by a common cyclist, the second with the concern of misuse or overload. For the third, a refined study of the structural behavior of the model was carried out. Increased the approximation of the data. In all analyzes the reaction of the bicycle was simulated when submitted to vertical efforts over time. The results allow the analysis of stress and total strain to reveal important numbers for the study with the confirmation of resistance in the overcoming obstacles.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7238
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2017_17.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.