Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7252
Título: Análise numérica de otimização de treliça
Autor(es): Dalmedico, Jônatas Favotto
Orientador(es): Borges, Adailton Silva
Palavras-chave: Método dos elementos finitos
Otimização matemática
Treliças (Construção civil)
Finite element method
Mathematical optimization
Trusses
Data do documento: 19-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: FAVOTTO, Jônatas Dalmedico. Análise Numérica Experimental de Estruturas. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta o comportamento de uma treliça sofrendo a ação de esforços críticos da ação do vento sobre a superfície das águas de um telhado com o objetivo de otimizar seu volume ao promover a economia de material ao mesmo tempo em que mantem a integridade estrutural. Os esforços aplicados sobre a superfície do telhado são gerados por rajadas de vento oriundos de tempestades, peso da água da chuva, peso das telhas e o peso próprio da estrutura. Os resultados obtidos são computados através da análise pelo método de elementos finitos (MEF) seguido pelo emprego da otimização, o qual é responsável por reduzir as secções de área das barras com o intuito de obter-se uma minimização da quantidade de material necessária a construção da estrutura e assim também atenuar os custos de produção. Tais resultados serão obtidos segundo o usufruto da ferramenta de optimização em modelo computacional presente no software para engenharia Ansys®.
Abstract: It presents the behavior of a Truss structure from a roof that suffers stress in your surface and it has the purpose of reduction of structural volume with an optimization toll. The system sets the stress influence of storm winds, weight of rain water and self-weight of the structure. The analysis data are given by the finite element method (FEM) that reduces the section areas of the elements making the reduction of the volume, minimizing the costs of production. This computation is possible due to features from Ansys®.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7252
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2017_21.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.