Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7268
Título: Projeto de uma bancada didática para o diagnóstico de defeitos em redutores utilizando análise de vibrações
Autor(es): Alpino, Bruno Ranieri Sirena
Piedade, Lucas Pereira
Orientador(es): Borges, Adriano Silva
Palavras-chave: Material didático
Projetos de engenharia
Método dos elementos finitos
Vibração – Medição
Engineering design
Finite element method
Vibration - Measurement
Data do documento: 23-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ALPINO, Bruno Ranieri Sirena; PIEDADE, Lucas Pereira. Projeto de uma bancada didática para o diagnóstico de defeitos em redutores utilizando análise de vibrações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: O trabalho em questão apresenta o projeto e simulação de uma bancada didática para o diagnóstico de defeitos em redutores utilizando análise de vibrações. A bancada foi projetada com o objetivo de simular diferentes tipos de defeitos de engrenagem em redutores de velocidade. Para tanto, foi utilizado um motor elétrico acoplado a um redutor de engrenagens sujeito a uma carga de trabalho fixa, onde conjuntos da coroa do redutor (eixo, rolamentos e engrenagem defeituosa) devem ser substituídos para cada análise e coleta de dados. O trabalho apresenta o projeto detalhado da bancada e análise de frequência em software, realizado para validar a utilização da bancada.
Abstract: This work presents the project and simulation of a didactic workbench for the diagnosis of defects in reducers using vibration analysis. The workbench was designed in order to simulate different gear defects in speed reducers. Therefore, was used an electric motor coupled to a gear reducer subject to a fixed workload where gear crown sets (shaft, bearings and defective gear) must be replaced for each analysis and data collection. The paper presents the detailed project of a workbench and analysis of frequency done in software, performed to validate the use of the workbench.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7268
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2016_2_07.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.