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Título: Efeitos dinâmicos em ponte férrea diante da variação de velocidade de um veículo ferroviário: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Dynamic effects on railway bridge on the speed variation of a railway vehicle: case study
Autor(es): Oliveira, Leonardo Covatti de
Orientador(es): Begheto, Fernando Luiz Martinechen
Palavras-chave: Pontes ferroviárias
Dinâmica estrutural
Método dos elementos finitos
Railroad bridges
Engenharia civil
Structural dynamic
Finite element method
Civil engineering
Data do documento: 24-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Leonardo Covatti de. Efeitos dinâmicos em ponte férrea diante da variação de velocidade de um veículo ferroviário: estudo de caso. 2016. 70 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho consiste na análise do comportamento estrutural de uma ponte ferroviária de vão curto submetida a solicitações dinâmicas. A ponte é composta por duas vigas de aço de seção “I” paralelas e bi apoiadas, submetida ao carregamento de uma locomotiva, utilizando-se para isso o modelo de veículo ferroviário e a rotina computacional implementada por Beghetto (2006). As vigas que compõem a estrutura foram subdivididas em vinte elementos finitos de viga Euler-Bernoulli e as irregularidades dos trilhos constituem na fonte de excitação das forças dinâmicas, que foram assimiladas a uma função harmônica. O problema foi analisado para uma faixa de velocidade do veículo ferroviário de 20 a 100km/h. Após isso, compararam-se os resultados encontrados na análise dinâmica com os valores das análises estática e pseudoestática majorada pelo coeficiente de impacto dinâmico da NBR 7187 (ABNT, 2003). Nessa comparação, verificou-se que os valores encontrados para a análise dinâmica não superaram os valores das análises estática e pseudo-estática quando o veículo transita sobre a ponte em velocidades próximas à condição ressonante. Este fato ocorre devido a inércia das massas das rodas da locomotiva.
Abstract: This work is the analysis of the structural behavior of a short railway bridge subjected to dynamic loads. The bridge is composed of two "I" section steel beams parallel and Bi supported, subjected to the load of a locomotive, using for this the railway vehicle model and computational routine implemented by Beghetto (2006). The beams that make up the structure were subdivided into twenty Euler-Bernoulli finite element beam and irregularities of the tracks are the excitation source of the dynamic forces, which were treated as a harmonic function. The problem was analyzed for a speed range of railway vehicle 20 to 100km / h. After this, we compared the results found in the dynamic analysis with the values of the static analysis and pseudo-static increased by dynamic impact coefficient of the NBR 7187 (ABNT, 2003). In this comparison, it was found that the values found for the dynamic analysis did not exceed the values of the pseudo-static analysis and static when the vehicle moves over the bridge at speeds resonant condition. This occurs because the mass inertia of the locomotive wheels.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8094
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