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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorimoto, Danilo Yudi-
dc.creatorAmaral, Lucas Batista-
dc.creatorMagalhães, Nauê Raynan de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-11-11T14:04:01Z-
dc.date.available2020-11-11T14:04:01Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationMORIMOTO, Danilo Yudi; AMARAL, Lucas Batista; MAGALHÃES, Nauê Raynan de Oliveira. Rastreamento de atletas em partidas de futebol utilizando filtragem estocástica. 2018. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8259-
dc.description.abstractBrazil is considered by many the country of football, due to the passion of the Brazilians for the sport and the production of players recognized worldwide. Sport, however, is constantly evolving, and thereat, the use of technology becomes much more common. Two factors may be related to this implementation of the technology: human errors during soccer matches, and the need for tactical evolution of the clubs. Thinking about this, the interest in joining sport and technology has gradually increased in the sports field. This work aims to promote the integration of engineering, mainly the control theory, with sport. Using MATLAB tsoftware, one of the proposals was to implement a player trajectory generator applied to soccer matches. The program simulates possible cases of play, which the athlete goes through a certain path, diverting from opponents in different formations. Therefore, it is possible to define tactical trainings, demonstrating to the athletes possible plays that can occur during the match, and, allowing to verify the energetic expenditure of each athlete, how much it goes during the game and its average speed. Another proposal was to generate noisy measures to be used in stochastic filters. Such filters have the function of reducing or eliminating random noise and other uncertainty of measurements of magnitudes carried out over time. With the simulator of trajectories and the filters implemented computationally, performance tests were made in relation to the estimates obtained by the filters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectFutebol - Treinamento técnicopt_BR
dc.subjectProcesso estocásticopt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectKalman, Filtragem dept_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.subjectSoccer - Coachingpt_BR
dc.subjectStochastic processespt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectKalman filteringpt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleRastreamento de atletas em partidas de futebol utilizando filtragem estocásticapt_BR
dc.title.alternativeAthletes tracking applied to soccer matches using stochastic filteringpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Brasil é considerado por muitos como o país do futebol, devido a paixão dos brasileiros pelo esporte e pela produção de jogadores reconhecidos mundialmente. O esporte, entretanto, está em constante evolução, e, com isso, o uso da tecnologia torna-se cada vez mais comum. Dois fatores podem estar relacionados a essa implementação da tecnologia: erros humanos durante as partidas de futebol, e a necessidade de evolução tática dos clubes. Pensando nisso, o interesse em unir o esporte e a tecnologia aumentou gradativamente no âmbito esportivo. Este trabalho tem o intuito de promover a integração da engenharia, principalmente a parte de controle, com o esporte. Utilizando o software MATLAB, uma das propostas foi implementar um gerador de trajetórias de jogadores em partidas de futebol. O programa simula possíveis casos de jogo, em que o atleta percorre um certo caminho, desviando de adversários em diferentes formações. A partir disso, existe a possibilidade de definir treinamentos táticos, demonstrando para os atletas possíveis jogadas que podem ocorrer durante a partida, e, possibilitando verificar o gasto energético de cada atleta, o quanto este percorre durante o jogo e sua velocidade média. Outra proposta foi gerar medidas ruidosas parar serem utilizadas em filtros estocásticos. Tais filtros têm a função de reduzir ou eliminar ruídos aleatórios e outras incerteza de medições de grandezas realizadas ao longo do tempo. Com o simulador de trajetórias e os filtros implementados computacionalmente, foram feitos testes de desempenho em relação às estimativas obtidas pelos filtros.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Frencl, Victor Baptista-
dc.contributor.referee1Frencl, Victor Baptista-
dc.contributor.referee2Oroski, Elder-
dc.contributor.referee3Melo Junior, Luiz Ledo Mota-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Engenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Controle e Automação

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