Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerrarini, Erikson
dc.creatorTondo, Mateus Luis
dc.creatorLacerda, Thiago Souza
dc.date.accessioned2020-11-11T14:43:03Z-
dc.date.available2020-11-11T14:43:03Z-
dc.date.issued2011-12-02
dc.identifier.citationFERRARINI, Erikson; TONDO, Mateus Luis; LACERDA, Thiago Souza. Plataforma digital emulada em tempo real. 2011. [108] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8454-
dc.description.abstractAligned with the current teaching methodologies, which intend to promote the direct contact of students with technologies needed by the market and desirable in professionals, it is extremely important to count on didactic kits for the students to become familiar with the resources involved. The main objective is to develop a microcontrolled 8 bits architecture teaching platform to assist on tuition of microcontrollers’ subjects at UTFPR. The methodology employed will be based on a market analysis that is going to evaluate the market share among companies, national distributors, variety and availability of models, compatible development environments and resources embedded on chip. The developed resource will contain not only the microcontrolled board, but additionally an USB interface for the source code to be transferred to the target board and a JTAG interface for real time debugging. The expected results at the end of the project are the improvement of quality on subjects (in which around 130 are enrolled every semester) by using newer resources and also promote the transmission of practical electronics knowledge by using the evaluation kit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMicrocontroladorespt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectMicrocontrollerspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.titlePlataforma digital emulada em tempo realpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEm alinhamento com as atuais metodologias de ensino, que objetivam propiciar o contato direto dos alunos com as tecnologias demandadas pelo mercado e desejáveis nos profissionais, é de fundamental importância dispor de plataformas didáticas para a familiarização com os recursos envolvidos. O objetivo principal é desenvolver uma plataforma didática microcontrolada com arquitetura de 8 bits para o auxílio na disciplina de microcontroladores da UTFPR. A metodologia envolve um estudo a ser realizado acerca do mercado nacional analisando a participação das marcas, presença de distribuidores, variedade e disponibilidade de modelos, ferramentas de desenvolvimento compatíveis e recursos disponíveis no chip. A plataforma didática desenvolvida contempla, além da placa que contém o microcontrolador de 8 bits, interfaces do tipo USB (Universal Serial Bus) para transferência de código-fonte para a placa e JTAG (Joint Test Action Group) para depuração em tempo real. Os principais resultados esperados ao final do projeto são a elevação na qualidade das disciplinas, nas quais se matriculam em torno de 130 alunos a cada semestre, através do uso de recursos mais atuais, e a transmissão de conhecimentos práticos mais alinhados com a realidade do mercado de eletrônica através do uso do kit didático.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Rubens Alexandre de
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Eletrônicapt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Eletrônicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ENGELN_2011_2_07.pdf3,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.