Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9037
Título: Atividade orientadora de ensino e a análise didática: fundamentos teóricos para o debate sobre situações de ensino de estatística
Título(s) alternativo(s): Teaching guide activity and didactical analysis: theorical foundations for the debate on statistics teaching situations
Autor(es): Fabri, Gabriel José Cavassin
Orientador(es): Panossian, Maria Lucia
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Educação - Metodologia
Estatística - Estudo e ensino
Professores - Formação
Matemática
Teaching - Methodology
Education - Methodology
Statistics - Study and teaching
Teachers, Training of
Mathematics
Data do documento: 12-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FABRI, Gabriel José Cavassin. Atividade orientadora de ensino e a análise didática: fundamentos teóricos para o debate sobre situações de ensino de estatística. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho possui o objetivo de apresentar possibilidades de análise de situações de ensino de estatística baseando-se em duas linhas teórico-metodológicas: Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e Análise Didática (AD). Para o alcance desse, utilizou-se dos passos propostos da Análise de conteúdo para compor sínteses da AOE e da AD, de forma a reconhecer parâmetros que pudessem ser utilizados para análise das propostas presentes no livro paradidático “Pra que Serve – Estatística?”, sendo esses parâmetros as relações sobre o papel do conceito e o papel do professor. Também é apresentado um levantamento bibliográfico com base em artigos publicados em periódicos na área de ensino de estatística, para reconhecer quais são os aspectos aparentes dentro dessas produções e como este trabalho se conecta ao que vem sendo produzido. Dentre os resultados alcançados pode-se reconhecer a produção de uma alternativa de análise conjunta com essas bases teórico-metodológicas e também a produção de quadros de análise dos capítulos do livro paradidático.
Abstract: The present research aims to demonstrate some possibilities to analysis statistical teaching situations based on two theoretical-methodological lines: Teaching Guide Activity (TGA) and Didactical Analysis (DA). To achieve this goal, the proposed Content Analysis steps was used for produced synthesis about TGA and DA, to recognized parameter that could be used for the analysis of that proposals present in the book “Pra que serve? – Estatística?”, these parameters are the relation between the role of the concept and the role of teacher. A bibliographical survey is also presents based on articles published in journals in the field of statistical teaching, to recognize what are the most apparent aspects within these productions and how this work connects to what has been produced. Among the results achieved, can recognize it the production of joint analysis alternative with these theoretical-methodological bases, also the production of the analysis tables of chapters of the paradidactical book.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9037
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2018_2_03.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.