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Título: Atividades lúdicas no ensino de química a nível médio: uma breve análise em processos seletivos, artigos e livros do PNLD 2018
Autor(es): Silva, Kailash José da
Orientador(es): Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
Palavras-chave: Química orgânica
Química -  Estudo e ensino (Segundo grau)
Jogos educativos
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Química
Chemistry, Organic
Chemistry - Study and teaching (Secondary)
Educational games
Programa Nacional do Livro Didático (Brazil)
Chemistry
Data do documento: 27-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Kailash José da. Atividades lúdicas no ensino de química a nível médio: uma breve análise em processos seletivos, artigos e livros do PNLD 2018. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Com base na prática docente em sala de aula, com turmas de 3º ano do Ensino Médio, verificou-se que é neste ano do nível médio que são introduzidos os conceitos de Química Orgânica. Entre eles, está o estudo das principais classes de funções orgânicas. Notou-se que, muitos estudantes possuem grande dificuldade na associação de grupos funcionais a uma determinada função orgânica, em virtude da semelhança entre o grupo funcional contido nessas funções orgânicas, como por exemplo, nas estruturas que contém as funções ácido carboxílico e éster. Em que ambas apresentam a carbonila ligada a um átomo de oxigênio, o que dificulta a identificação dessas funções orgânicas e ocorre, principalmente, quando elas estão contidas em moléculas complexas, ou seja, apresentando diversas ligações químicas e grupos funcionais. A compreensão e a distinção desses grupos funcionais se fazem muito importante, pois compõem um vasto número de compostos presentes no dia a dia, como por exemplo, os fármacos, poluentes ambientais, estruturas biológicas, entre outros; como também é um conteúdo recorrente e cobrado nos principais processos seletivos de admissão para o ensino superior. Partindo desse pressuposto e da capacidade que os jogos didáticos têm em despertar o interesse por parte dos alunos em aprender a química, pretendeu-se nesse trabalho avaliar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, usando a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin acerca dos trabalhos já publicados sobre atividades lúdicas no ensino de química, classificando os que melhor se enquadrassem ao tema, com ênfase nas funções orgânicas e também foi feita a análise da proposição de atividades lúdicas por parte dos livros didáticos de química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 e de processos seletivos para ingresso no ensino superior. Por meio deste trabalho, foi possível perceber que não há proposição de jogos em livros didáticos de química, apenas atividades de cunho experimental, apesar do número expressivo de publicações científicas a respeito dos jogos em artigos científicos da área de educação em química.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9062
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