Mostrando resultados 12 a 29 de 29
< Anterior
Câmpus | Programa/Curso | Data do documento | Título | Autor(es) |
Campo Mourao | Licenciatura em Química | 30-Nov-2021 | Educação inclusiva e a formação de professores: proposta de sequência didática para o ensino de química inorgânica à deficientes visuais e cegos | Quadros, Giovanna Conrado |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 23-Mar-2018 | O ensino de funções do 2º grau para alunos com deficiência visual: uma abordagem para a educação matemática inclusiva | Brim, Juliana de Fatima Holm |
Campo Mourao | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | 22-Mai-2021 | O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual | Esser, Telma Cordeiro Lopes |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 29-Mai-2014 | Ensino de química para deficientes visuais: a importância da experimentação e dos programas computacionais para um ensino mais inclusivo | Fernandes, Tatyane Caruso |
Campo Mourao | Engenharia Civil | 29-Nov-2018 | Estudo da acessibilidade nos edifícios com atendimento ao público na área central do município de Mamborê – PR | Agostinho, Matheus Korczovei |
Ponta Grossa | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | 16-Dez-2019 | Impressão 3D: recurso para concepção de material didático para educandos com necessidades educativas especiais na visão | Pires, Eduarda dos Santos |
Pato Branco | Administração | 21-Out-2021 | A inserção do deficiente visual no mercado de trabalho: análise de uma trajetória profissional | Varela, Maria Alice Bertoglio Martins |
Dois Vizinhos | - | 22-Out-2020 | Inserção social das pessoas cegas: um estudo a partir do uso de tecnologias assistivas | Gomes Filho, Antonio Costa; Oliveira, Ana Cristina Pereira; Silva, Isabelli Seleme da; Benin, Keli Rodrigues do Amaral |
Medianeira | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | 17-Nov-2015 | Interação humano-computador: construção de sites com acessibilidade para pessoas com deficiência visual | Paludo, Ana Paula Heck |
Medianeira | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | 17-Dez-2020 | Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos | Tafarel, Jaqueline Andreia |
Curitiba | Licenciatura em Matemática | 27-Jun-2017 | Matemática para cegos: uma possibilidade no ensino de polinômios | Dias, Camila Ehrat |
Londrina | Educação Matemática e Ciências | 30-Mai-2017 | Materiais manipuláveis como recursos para o ensino de equação do primeiro grau a deficientes visuais | Martins, Susana de Assis Rosseto |
Dois Vizinhos | Licenciatura em Ciências Biológicas | 3-Dez-2019 | Material didático sobre parasitologia: uma abordagem inclusiva em ciências | Alberti, Vanessa Aparecida Ribeiro |
Curitiba | - | 6-Ago-2014 | Redesign de livro didático infantil inclusivo para a rede pública de ensino | Domingues, Fernanda |
Londrina | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | 30-Jul-2015 | Sequência didática na língua espanhola no atendimento educacional ao aluno com deficiência visual: preparação para exames seletivos para acesso ao ensino superior | Radenti, Debora Graciela |
Curitiba | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | 12-Out-2018 | As tecnologias assistivas e o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual | Murbach, Adriana Maria Sass |
Curitiba | - | 25-Set-2013 | Toucher: acessório para orientação e prática da natação | Castro, Giulian de; Vieira, Thiago Deconto |
Toledo | Engenharia Eletrônica | 11-Dez-2021 | Vision Light: um instrumento para o auxílio na locomoção de deficientes visuais utilizando a infraestrutura de iluminação | Cordeiro, Maria Caroline |