Câmpus | Programa/Curso | Data do documento | Título | Autor(es) |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 12-Dez-2023 | Abordagem complexa entre arte, ciência e tecnologia: leitura de imagens mediada por rastreamento ocular | Leal, Bruna Elise Sauer |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 22-Nov-2013 | Algumas relações de complexidade e racionalidade, em torno do conceito de divisão celular | Thomazini, Mauricio |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 28-Fev-2019 | Construção de ilha de racionalidade baseada na temática formigas: uma experiência para professores de ciências em formação inicial | Costa, Alessandra Santa Clara da |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 19-Abr-2017 | Ecoformação e educação para a paz: intervenções ecoformadoras nos anos iniciais do ensino fundamental | Salles, Virgínia Ostroski |
Ponta Grossa | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | 10-Dez-2018 | Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: contribuições do ensino de ciências pautado na Base Nacional Comum Curricular | Ramos, Cheperson |
Curitiba | Licenciatura em Matemática | 8-Dez-2022 | O ensino da matemática no âmbito da educação transdisciplinar | Carrijo, Danilo Irineu de Sousa |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | 24-Abr-2014 | A ocupação de espaços digitais para divulgação de tema transversal em ambiente virtual de aprendizagem na UTFPR: uma abordagem complexa | Mansano Neto, João |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 15-Dez-2020 | Pressupostos da complexidade no ensino de ciência e tecnologia: um estudo de caso no curso de bacharelado em ciência e tecnologia | Macêdo, Luiz Carlos Aires de |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 4-Mai-2021 | Problemas de física voltados a biologia: uma contribuição para a formação inicial do professor através da complexidade em problemas propostos pelo Halliday volume II | Correa, Graziele Aparecida Moreira |
Ponta Grossa | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | 5-Dez-2019 | Proposta de um website sobre arte e ciência para prática educacional de ensino de ciências na escola básica | Mainardes, Ana Luiza; Almeida, Elizama Bento de |