Câmpus | Programa/Curso | Data do documento | Título | Autor(es) |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 5-Dez-2013 | Uma abordagem para o ensino de produtos notáveis em uma classe inclusiva: o caso de uma aluna com deficiência visual | Viginheski, Lúcia Virginia Mamcasz |
Curitiba | - | 2013 | Acessibilidade em repositório educacional aberto: uma análise para usuários cegos | Kotovicz, Guilherme Augusto |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais | 21-Out-2011 | Comunicação táctil para todo público: sistema braille usando verniz poli(metacrilato de metila) em relevo polimerizável por ultravioleta (UV) impresso junto com texto e imagens em tinta (i-Br/Vza-UVxmf) | Sanclemente, José Manuel Hernández |
Curitiba | - | 2-Out-2013 | Desenvolvimento de recursos didáticos para deficientes visuais | Coleti, Cristine Lois |
Curitiba | - | 5-Nov-2012 | Design editorial para deficientes visuais | Trevisan, Jaqueline |
Apucarana | Tecnologia em Design de Moda | 31-Jul-2014 | Design inclusivo: independência a deficientes visuais | Andrade, Marina Ramos de; Naka, Pâmela Yumi |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 23-Mar-2018 | O ensino de funções do 2º grau para alunos com deficiência visual: uma abordagem para a educação matemática inclusiva | Brim, Juliana de Fatima Holm |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 29-Mai-2014 | Ensino de química para deficientes visuais: a importância da experimentação e dos programas computacionais para um ensino mais inclusivo | Fernandes, Tatyane Caruso |
Pato Branco | Administração | 21-Out-2021 | A inserção do deficiente visual no mercado de trabalho: análise de uma trajetória profissional | Varela, Maria Alice Bertoglio Martins |
Curitiba | Licenciatura em Matemática | 27-Jun-2017 | Matemática para cegos: uma possibilidade no ensino de polinômios | Dias, Camila Ehrat |
Londrina | Educação Matemática e Ciências | 30-Mai-2017 | Materiais manipuláveis como recursos para o ensino de equação do primeiro grau a deficientes visuais | Martins, Susana de Assis Rosseto |
Curitiba | - | 6-Ago-2014 | Redesign de livro didático infantil inclusivo para a rede pública de ensino | Domingues, Fernanda |
Londrina | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | 30-Jul-2015 | Sequência didática na língua espanhola no atendimento educacional ao aluno com deficiência visual: preparação para exames seletivos para acesso ao ensino superior | Radenti, Debora Graciela |
Curitiba | - | 25-Set-2013 | Toucher: acessório para orientação e prática da natação | Castro, Giulian de; Vieira, Thiago Deconto |