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Título: Impacto no processo de vendas com a utilização de um sistema CRM: um estudo de caso em uma empresa de eventos
Título(s) alternativo(s): Impact on sales process using a CRM system: a case study in an event company
Autor(es): Lima, Caio Falsarella Gomes
Orientador(es): Travessini, Rosana
Palavras-chave: Clientes - Contatos
Satisfação do consumidor
Marketing de relacionamento
Vendas
Customer relations
Consumer satisfaction
Relationship marketing
Sales
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LIMA, Caio Falsarella Gomes. Impacto no processo de vendas com a utilização de um sistema CRM: um estudo de caso em uma empresa de eventos. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: O bom ou mal relacionamento com o cliente pode definir o futuro de uma empresa. Esse é a chave para que a organização consiga colher bons frutos e obter lucro para continuar crescendo e prosperando no mercado. Sendo assim, é de suma importância que esse relacionamento seja monitorado, qualificado e quantificado pelos gestores da empresa. O sistema CRM (Customer Relationship Management) é a principal e mais completa ferramenta para se ter a gestão do relacionamento com o cliente, nele é possivel monitorar as variações que estão ligadas diretamente ao consumidor, como também, o potencial e desempenho dos vendedores. Melhor atendimento e relacionamento com o cliente, significam mais vendas e mais lucros pra empresa. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar, em um determinado período de tempo, os impactos gerados pela gestão do relacionamento do cliente, na quantidade e qualidade de vendas em uma empresa de eventos, com o uso de um sistema CRM. Utilizou-se um método de coleta de dados quantitativos para fazer a análise e comparação dos resultados. Além disso, foram feitas análises qualitativas do resultados para compreender o impacto causado pelo sistema. O CRM provou-se uma ferramenta exemplar ao se tratar do relacionamento com o cliente, sendo que superou as expectativas e atingiu seus objetivos de melhora do setor comercial.
Abstract: The good or bad relationship with the customer can define the future of a company. This is the key so that the organization can reap good fruit and like profit to continue growing and thriving in the market. Therefore, it is of paramount importance that this relationship be monitored, qualified and quantified by the managers of the company. The CRM (Customer Relationship Management) system is the main and most complete tool for managing customer relationships, it is possible to monitor the variations that are directly linked to the consumer, but also the potential and performance of the sellers. A better customer service and relationship, means more sales and more profits for the company. Therefore, the objective of this work is to analyze, in a given period of time, the impacts generated by the management of the customer relationship, in the quantity and quality of sales in an event company, with a CRM system. A quantitative data collection method was used to analyze and compare the results. In addition, qualitative analyses of the results were made to understand the impact caused by the system. CRM has proven to be an exemplary tool when dealing with customer relationships, exceeding expectations and achieved its goals of improving the commercial sector.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12279
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