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Título: Compreensão da rotulagem nutricional por universitários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Campus Londrina
Autor(es): Hipólito, Amanda
Francisco, William Da Cruz
Orientador(es): Oliveira, Ana Flávia de
Palavras-chave: Alimentos - Rotulagem
Rótulos
Nutrição - Necessidades
Food - Labeling
Labels
Nutrition - Requirements
Data do documento: 24-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: HIPÓLITO, Amanda; FRANCISCO, William da Cruz. Compreensão da rotulagem nutricional por universitários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Campus Londrina. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.
Resumo: A função do rótulo, dentre outros fatores, é orientar os consumidores sobre o alimento em questão, apresentando as características nutricionais do produto, para que haja uma escolha saudável na hora da compra. No entanto, a maioria dos consumidores não utiliza essa ferramenta a seu favor, muitas vezes pelo não entendimento das informações nutricionais presentes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a compreensão dos universitários da UTFPR campus Londrina acerca da rotulagem nutricional dos alimentos. Foram coletados 253 questionários, no qual foi identificado o consumidor, o histórico de realização de dietas, os dados sobre a rotulagem e os atributos. Apesar da maioria dos estudantes nem sempre lerem os rótulos, 92,1% (233) considera a rotulagem algo importante. Os termos “reduzidos”, “alto/aumentado teor” e “não contém calorias” são compreendidos pela maioria dos estudantes. No entanto, quando envolvem questões sobre os termos “light/diet”; gorduras totais, saturadas e colesterol; baixo teor de sódio e “fonte” e “alto teor” ainda não são compreendidos pela maioria dos estudantes. Conclui-se que a compreensão dos termos nutricionais presente nos rótulos de alimentos ainda é alvo de dúvida, o que chama a atenção devido ao nível de escolaridade do grupo estudado. Ressalta-se a necessidade de revisão dos termos técnicos utilizados pela legislação brasileira, para que haja maior compreensão da rotulagem nutricional a toda a população.
Abstract: The label function, among other things, is to guide consumers regarding the food itself, presenting the nutritional characteristics of the product, therefore clarify a healthy choice when buying. However, most consumers do not use this tool to their advantage, often because they do not understand the nutritional information present. The objective of this study was to evaluate the understanding of the college students from UTFPR campus Londrina about the nutritional food labeling. 253 college students were interviewed through a questionnaire, which establish the consumer identity, the record of weight loss diets, labeling and attributes. Although most students do not always read the labels, 92.1% (233) consider labeling something important. The terms "low", "high/increased content", "does not contain calories" are understood by most students. However, when questioned about terms such as "light / diet"; total fat, saturated fats and cholesterol; low sodium; "source of…" or "high content of", they are not truly understood by most students. In conclusion, the understanding of nutritional terms on food labels is still a question mark for consumers, which draws attention because of the educational level of the study group. Moreover, it emphasizes the need to review the technical terms used by Brazilian law, in order to clarify the understanding of nutrition labeling to the whole population.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12461
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