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Título: Percepção dos consumidores em relação ao desenvolvimento de produtos cárneos funcionais
Título(s) alternativo(s): Consumer perception of the development of functional meat products
Autor(es): Ribas, Deysi Gracieli
Hoss, Indianara
Orientador(es): Drunkler, Deisy Alessandra
Palavras-chave: Nutrição
Alimentos funcionais
Carne - Comércio
Nutrition
Functional foods
Meat industry and trade
Data do documento: 24-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RIBAS, Deysi Gracieli; HOSS, Indianara. Percepção dos consumidores em relação ao desenvolvimento de produtos cárneos funcionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.
Resumo: Atualmente, a busca por um estilo de vida mais saudável vem crescendo cada vez mais com o passar dos tempos e está intrinsicamente associado com o desejo de se obter um corpo saudável aliado a uma boa alimentação. Esse cenário tem estimulado a procura e consumo de alimentos funcionais, que são àqueles que além de apresentar os nutrientes essenciais, apresentam propriedades benéficas aos consumidores. No entanto, algumas áreas apresentam um potencial enorme no desenvolvimento e comercialização de alimentos funcionais que ainda não é explorado pelo mercado. A área de carnes e derivados é uma destas, apresentando um pequeno número de produtos funcionais, mas que permitiria a substituição e/ ou inclusão de ingredientes na formulação com a intenção de incorporar substâncias com propriedades funcionais. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo traçar uma relação entre o perfil sócio demográfico do consumidor de produtos cárneos funcionais e o nível de conhecimento que este possui em relação aos benefícios do mesmo, conhecimento empírico e científico Através da aplicação in loco de um questionário estruturado para 342 pessoas, pertencentes ao quadro discente, docente e técnico administrativo do Câmpus Medianeira, devidamente aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística, constatando-se um perfil singular da população pesquisada devido ao contexto de aplicação concentrado num público jovem e com acesso a informações, e uma preocupação crescente com a saúde e hábitos de vida saudáveis.
Abstract: Currently, the search for a healthier lifestyle has been growing more and more over the years and is intrinsically associated with the desire to obtain a healthy body combined with a good diet. This scenario has stimulated the demand and consumption of functional foods, which are those that besides presenting the essential nutrients, present beneficial properties to the consumers. However some areas present enormous potential in the development and commercialization of functional foods that aren’t yet exploited by the market. The meats and derivatives area is one of these, presenting a small number of functional products but would allow the substitution and/or inclusion of ingredients in the formulation with the intention of incorporating substances with functional properties. In this context, the objective of this work is trace a relationship between the socio demographic profile of the consumer of functional meat products and the level of knowledge that the product has in relation to its benefits, empirical and scientific knowledge. Through the application on site of a structured questionnaire for 342 people belonging to the student body, lecturer and administrative technician of Campuses Medianeira, duly approved by the Ethics and Research Committee of UTFPR (University Technological Federal of Paraná). The data obtained were submitted to statistic analysis, showing a unique profile of the population surveyed due to the context of application concentrated in a young public with access to information and an increasing concern with health and healthy life habits.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13276
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