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Título: Percepção dos usuários quanto aos benefícios no processo do trabalho e dificuldades de uso na utilização de um sistema ERP: uma abordagem a nível individual
Autor(es): Trombeta, Raquel
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Gerenciamento de recursos de informação
Sistemas de informação gerencial
Information technology
Information resources management
Management information systems
Data do documento: 29-Jan-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TROMBETA, Raquel. Percepção dos usuários quanto aos benefícios no processo do trabalho e dificuldades de uso na utilização de um sistema ERP: uma abordagem a nível individual. 2013. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: As organizações contemporâneas vêm aderindo de forma crescente novas tecnologias que sejam capazes de fornecer ferramentas suficientes para auxiliar em seus processos, desde operacionais, até estratégicos. Um dos desafios organizacionais tem sido encontrar um aplicativo que seja capaz de fornecer essas informações integradas com confiabilidade e qualidade dando suporte à tomada de decisão. Com a importância do fator humano para controlar a tecnologia, o presente trabalho tem por objetivo diagnosticar os benefícios proporcionados no processo de trabalho e as dificuldades no uso da tecnologia nas atividades dos profissionais de contabilidade. Para atingir o objetivo proposto, fez-se uso de dados coletados a partir de uma survey on-line. O questionário foi respondido pelos usuários do software Kaipora, obtendo ao final da pesquisa 32 questionários válidos. O desenvolvimento do trabalho ocorreu em duas fases, sendo no primeiro momento, a análise do processo de trabalho individual através dos constructos produtividade, inovação, controle gerencial e satisfação dos clientes, com base em Antonelli (2011) e Torkzadeh e Doll (1999). A segunda fase foi a aplicação do modelo TAM - Technology Acceptance Model (Modelo de Aceitação de Tecnologia) através do constructo facilidade de uso percebida baseada nos estudos de Davis (1986, 1989) e Antonelli (2011). A análise se demonstrou promissora revelando o Controle Gerencial e a Produtividade como maiores proporcionadores de contribuições substantivas e com menores índices no quesito Inovação. No entanto, deixou a desejar quanto aceitação da tecnologia, com uma média total bastante baixa, o que demonstra que ocorre relutância na adaptação do aplicativo pelos “novos” usuários e que ainda, novas modificações podem vir a prejudicar os benefícios proporcionados pelo software.
Abstract: The contemporary enterprises are increasingly adhering to new technologies that are able to provide enough tools which support their operational and strategic processes. One of the organizational challenges is finding an application capable of providing integrated information with reliability and quality, giving support while making a decision. With the relevance of the human being to control technology, the present work aims to diagnose the benefits provided in the work process and the difficulties in the use of technology in the activities of accountancy professionals. To reach the proposed goal, the data collected were used from an on-line survey. The questions were answered by users of Kaipora software, obtaining in the end of the search a total of 32 valid questionnaires. The development of the work occurred in two phases, being the first moment the analysis of the process of the individual work through the constructs of productivity, innovation, managerial control and customer satisfaction, based on Antonelli (2011) and Torkzadeh and Doll (1999). The second phase was the application of TAM model- Technology Acceptance Model- through the construct of easiness of use noticed, based on Davis (1986, 1989) and Antonelli (2011). The analysis showed being promising, revealing the Managerial Control and the Productivity as greatest providers of substancial contributions and with smaller index in innovation. However, it did not fulfill the expectations in technology acceptance, with a very low average, which shows that occurs reluctance in adaptation of application by ‘new’ users and yet, new changes can impair the benefits provided by the software.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14249
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