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Título: Previsão da resistência à fadiga de vergalhões utilizando as curvas S-N: estudo da influência do diâmetro e do processo de fabricação
Título(s) alternativo(s): Fatigue life prediction of steel reinforcement bars using S-N curves: study of the influence of diameter and manufacturing process
Autor(es): Galvão, Alice Pereira
Orientador(es): Nunes, Marina Rocha Pinto Portela
Palavras-chave: Metais - Fadiga
Análise estrutural (Engenharia)
Processos de fabricação
Metals - Fatigue
Structural analysis (Engineering)
Manufacturing processes
Data do documento: 21-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GALVÃO, Alice Pereira. Previsão da resistência à fadiga de vergalhões utilizando as curvas S-N: estudo da influência do diâmetro e do processo de fabricação. 2018. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Antes do efeito de fadiga se tornar um objeto de estudo nas normas brasileiras, já existiam estruturas como pontes, solicitadas por esse efeito. Os vergalhões usados na construção das pontes, ao serem solicitados por fadiga, podem acabar se rompendo internamente e causando um colapso da estrutura sem aviso prévio. Para prevenir esse macro efeito, se faz necessário entender o comportamento da fadiga em sua forma mais simples: os agentes que irão influenciar na resistência à fadiga do vergalhão usado na ponte. Nesse trabalho, será feita a previsão da vida a fadiga estudando a influência do diâmetro e do processo de fabricação. Para isso, foram construídas curvas S-N com base em dados coletados na bibliografia e comparados seus resultados entre si e entre as normas brasileiras e europeias. Os vergalhões que possuíam diâmetro menor ou igual a 16mm, obtiveram resistência à fadiga superior a vergalhões com diâmetro acima de 16 mm. Os vergalhões temperados e revenidos obtiveram suas resistências à fadiga, superiores às dos demais processos de fabricação. As barras laminadas a quente e temperadas a frio, apesar de apresentarem a mesma microestrutura, obtiveram resistências diferentes que podem ser atribuídas ao teor de carbono nos vergalhões utilizados como dados.
Abstract: Before the fatigue effect became an object of study in the Brazilian norms, there were already structures such as bridges requested by this effect. The rebars used in the construction of the bridges, when requested by fatigue, can end up breaking internally and causing a collapse of the structure without prior notice. To prevent this macro effect, it is necessary to understand the behavior of fatigue in its simplest form: the agents that will influence the fatigue resistance of the rebar used in the bridge. In this work, fatigue life will be predicted by studying the influence of the diameter and the manufacturing process. For this, S-N curves were constructed based on data collected in the bibliography and compared their results among themselves and between Brazilian and European standards. Rebar that had a diameter of less than or equal to 16mm, obtained resistance to fatigue superior to rebar with diameter above 16mm. Tempered and tempered rebars obtained their resistance to fatigue, superior to those of other manufacturing processes. The hot-rolled and cold-worked bars, although having the same microstructure, obtained different strengths that can be attributed to the carbon content in the rebar used as data.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14350
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