Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14660
Título: Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa
Título(s) alternativo(s): Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: an interpretation of the poetics of Desassossego in Fernando Pessoa
Autor(es): Rossoni, Camila Amanda
Orientador(es): Stankiewicz, Mariese Ribas
Palavras-chave: Pessoa, Fernando, 1888-1935
Poética
Estilo literário
Ficção
Poetics
Style, Literary
Fiction
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROSSONI, Camila Amanda. Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: A poética de Fernando Pessoa ultrapassou os limites entre a realidade e a ficção. Diante de suas 136 máscaras, Bernardo Soares é seu semi-heterônimo e detém a maior parte da autoria do Livro do Desassossego (2016). Em vista disso, neste trabalho se buscou investigar os plausíveis motivos para o título de ―drama em gente‖ que Pessoa dispõe e em como essa ficção se revela em seu semi-heterónimo por meio do Livro. O conceito de heteronímia foi fundamental para esta pesquisa, bem como o de ortônimo, heterônimo e semi-heterônimo. A problemática autoral do Livro também foi explorada, conjuntamente com sua estrutura textual fragmentária, o que o configura um não-livro. Para isso, alguns dos teóricos e críticos abordados foram: Lourenço (1981) e (2015), Pizarro (2012), (2015) e (2016), Blanchot (2016), Merquior (1989), Moisés (1982). O conjunto de textos de Fernando Pessoa sobre sua transfiguração: o livro Teoria da Heteronímia (2016), também se fez indispensável. Desse modo, viabilizamos uma aproximação entre seis textos autorreflexivos de Fernando Pessoa contrapondo com quatro fragmentos do texto ficcional– o Livro do Desassossego. Essa leitura se realizou dentro da semântica da palavra ―desassossego‖. Para assim, fundamentarmos as parecenças entre o ortônimo e o semi-heterônimo e em como o Livro é a metonímia da obra incompleta e fragmentária de Fernando Pessoa.
Abstract: Fernando Pessoa‘s poetic has overcome the limits between reality and fiction. In the face of his 136 masks, Bernardo Soares is his semi-alter-ego and holds the main authorship of Livro do Desassossego (2016). Bearing that in mind, this piece intended to investigate the plausible reasons for the title of ―drama em gente‖ that Pessoa orders and how that fiction reveals itself in his semi-alter-ego through Livro. The concept of heteronímia was fundamental to this research, as well as de ortônimo, heterônimo (alter-ego) and semi-heterônimo (semi-alter-ego). The authorship problematic of Livro was also explored, alongside its textual fragmentary structure, whatever configures the non-book. For that, some of the theoric and crytics used were: Lourenço (1981) and (2015), Pizarro (2012), (2015) and (2016), Blanchot (2016), Merquior (1989), Moisés (1982). The set of Fernando Pessoa's texts on his transfiguration: the book Teoria da Heteronímia (2016) was also imperative.Therefore, we enable an approximation among six of Pessoa‘s auto-reflexive texts, opposing with for fragments of the fictional book O Livro do Desassossego. This interpretation happened within the semantic of the word ―desassossego‖. After that, the justifying of the likeness between the ortônimo and the semi-alter-ego and how Livro is the metonymy of the incomplete piece and fragmentary work of Fernando Pessoa.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14660
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2018_2_06.pdf657,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.