Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14665
Título: Diversidade linguística e preconceito no contexto escolar: reflexão a partir da visão de alunos e professores
Título(s) alternativo(s): Linguistic diversity and prejudice in the school context: reflexion from the students and teacher's viem
Autor(es): Gonçalves, Karini Luana
Leal, Tainá Machado
Orientador(es): Silva, Susiele Machry da
Palavras-chave: Preconceitos - Linguagem
Linguagem e línguas - Variação
Contexto (Linguística)
Prejudices - Language
Language and languages - Variation
Context (Linguistics)
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GONÇALVES, Karini Luana; LEAL, Tainá Machado. Diversidade linguística e preconceito no contexto escolar: reflexão a partir da visão de alunos e professores. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Sabe-se que a realidade linguística dos falantes se caracteriza por ser heterogênea, viva e dinâmica, estando suscetível a variações de acordo com o grupo, região, ou, o próprio falante. Dessa forma, destaca-se que tais variações são influenciadas por fatores internos e externos à língua, dentre eles, pode-se citar aspectos sociais, econômicos, históricos, morfológicos e fonológicos (LABOV, 1972). Os diferentes usos linguísticos que ocorrem na fala recebem julgamentos sociais distintos, podendo, as variantes de menor prestígio, ser alvos do Preconceito Linguístico (BAGNO, 2015). Frente a isso, esta proposta de trabalho visa analisar as percepções de alunos e professores acerca da diversidade linguística e do preconceito linguístico no contexto escolar. É válido ressaltar que o preconceito linguístico se instaura quando as particularidades da fala dos indivíduos, que fogem da norma-padrão, são interpretadas pela noção de “certo” e “errado” na oralidade. Portanto, diante do exposto, a pesquisa se propõe a analisar como estudantes e professores percebem e abordam questões relacionadas à variação linguística e ao preconceito linguístico em sala de aula. Salienta-se que para a realização do estudo foi aplicado um questionário contendo questões direcionadas, abertas e fechadas, para alunos e professores de 6º e 9º ano de uma escola pública localizada no município de Marmeleiro, interior do Paraná. Enfatiza-se que, para a construção da base teórica, seguiu-se os pressupostos da Sociolinguística (LABOV, 1972), Preconceito Linguístico (BAGNO, 2015) e Sociolinguística na sala de aula (BORTONI-RICARDO, 2004). Quanto aos resultados, esses permitiram constatar que, embora os alunos tenham consciência da existência da variação linguística, a noção de erro acerca da língua falada é fortemente perceptível no discurso dos estudantes em sala de aula. Além disso, notou-se que as professoras costumam trabalhar sobre os assuntos em questão, no entanto, o apoio dos materiais didáticos para esse fim, nem sempre se mostra suficiente.
Abstract: It is known that the linguistic reality of the speakers is characterized by being heterogeneous, alive and dynamic, being susceptible to variations according to the group, region, or the speaker themselves. Thus, it is noted that such variations are influenced by factors that are internal and external to language, among them, we can cite social, economic, historical, morphological and phonological aspects (LABOV, 1972). The different linguistic uses that occur in speech receive distinct social judgments, and the variants of lesser prestige can be targets of Linguistic Prejudice (BAGNO, 2015). Thus, this work proposal intended to analyze the perceptions of students and teachers about linguistic diversity and linguistic prejudice in the school context. It is worth mentioning that linguistic prejudice is established when the particularities of the speech of individuals, which deviate from the standard norm, are interpreted by the notion of "right" and "wrong" in orality. Therefore, in face of the above, the research intented to analyze how students and teachers approach issues related to linguistic variation and linguistic prejudice in the classroom. It should be noted that for the study, a questionnaire containing open and closed questions was applied to students and teachers of 6th and 9th grade of a public school located in the municipality of Marmeleiro, in the countryside of Paraná. It is emphasized that, for the construction of the theoretical basis, the assumptions of Sociolinguistics (LABOV, 1972), Linguistic Prejudice (BAGNO, 2015) and Sociolinguistics in the classroom (BORTONI-RICARDO, 2004) were followed. As for the results, they showed that although students are aware of the existence of linguistic variation, the notion of error about the spoken language is strongly perceptible in the discourse of students in the classroom. In addition, it was noticed that the teachers usually work on the subject in question, however, the support of teaching materials for this purpose is not always sufficient.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14665
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2018_2_20.pdf515,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.