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Título: O desenvolvimento da função reguladora da digressão em situação de autoconfrontação simples
Título(s) alternativo(s): The function of the digression phenomenon in a situation of simple autonconfrontation
Autor(es): Toldo, Letícia Cristina
Orientador(es): Lima, Anselmo Pereira de
Palavras-chave: Digressão (Retórica)
Professores - Formação
Educação permanente
Digression (Rhetoric)
Teachers, Training of
Continuing education
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TOLDO, Letícia Cristina. O desenvolvimento da função reguladora da digressão em situação de autoconfrontação simples. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: O objetivo deste trabalho é encontrar o desenvolvimento da atividade reguladora nas digressões na situação de autoconfrontação simples. Para isso, articulamos alguns conceitos das teorias de Bakhtin (2011); Volochinov (2014); Vigotski (2007; 2010); e Lima (2010), com a Clínica da Atividade de Clot (1999; 2010) e os conceitos de Dascal e Katriel 1982 (apud Fávero 1993) sobre a digressão. O principal objetivo é descrever o fenômeno da digressão e a sua função na autoconfrontação simples, método esse desenvolvido por Clot e Fäita (2010) na Clínica da Atividade. Todos os conceitos analisados foram relacionados com a concepção “Atividade Reguladora” desenvolvido por Lima (2010). Com essas articulações realizadas, verificou-se o desenvolvimento do sujeito a partir da autoconfrontação, bem como, se há ou não alguma influência do fenômeno da digressão como atividade reguladora nesse desenvolvimento. Para estudar esses aspectos foi necessário transcrever o material audivisual da autoconfrontação, essa transcrição foi realiada de acordo com projeto NURC/SP. Este trabalho contribuição para os estudos de duas aréas, Linguistica e a da Psicologia, pois articulações de estudos deste tipo não foram ainda realizados sob a perspectiva de atividade reguladora e de desenvolvimento clínico.
Abstract: The aims of this work is to find the development of the regulatory activity in the digressions in the situation of simple autoconfrontation. For this, we articulate some concepts of Bakhtin's theories (2011); Volochinov (2014); Vigotski (2007; 2010); and Lima (2010), with Clot Activity Clinic (1999; 2010) and the concepts of Dascal and Katriel (apud Fávero 1993) on the digression. The objective is to describe the phenomenon of digression and its function in simple autoconfrontation, a method developed by Clot and Fäita (2010) in the Clinic of Activity. All concepts analyzed were related to the "Regulatory Activity" concept developed by Lima (2010). With these articulations, the development of the subject was verified from the autoconfrontation, as well as, if there is or some influence of the phenomenon of the digression as a regulating activity in this development. In order to study these aspects it was necessary to transcribe the audio material of self-confrontation, this transcription was performed according to the NURC / SP project. This work contributed to the studies of two fields, Linguistics and Psychology, since articulations of studies of this type have not yet been performed under the perspective of regulatory activity and clinical development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14679
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