Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDotto, Adriana
dc.creatorPeppe, Nairene Isabel Brizola
dc.date.accessioned2020-11-18T14:24:38Z-
dc.date.available2020-11-18T14:24:38Z-
dc.date.issued2014-08-11
dc.identifier.citationDOTTO, Adriana; PEPPE, Nairene Isabel Brizola. Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14712-
dc.description.abstractThis final paper aims to present a piece of an interpretative qualitative research which objective was to investigate the contributions of the methodology named “Oficinas de Aprendizagem” to teacher’s professional development, as well the student’s cognitive and social development. In order to achieve the aim of the research, data were collected by means of semi-structured interview with three teachers of Colégio SESI in Pato Branco, of a Paraná. Teachers’ answers were audio recorded and transcribed for the analysis. Data were analyzed in their thematic content revealing some of the contributions of “Oficinas de Aprendizagem” both to teacher and student’s development. Teacher professional development in relation to the methodological procedures becomes a mediator of student’s knowledge construction and a researcher of his/her own pedagogical practice, whilst student develops relational competence (negotiation power, leadership, importance given to research, autonomy and responsibility) and cognitive competence (knowledge contents of the curriculum of Ensino Médio, the capacity of constructing and applying concepts from different knowledge fields, the capacity of converting problems into opportunities as well as the capacity of problem sollution). This work was based on Sociocultural Theory (Vygotsky, 1991 and followers) in relation to teaching and learning process, as well as on important items/contents of the methodology of Oficinas de Aprendizagem (RIGON, 2010).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectRaciocínio em criançaspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectReasoning in childrenpt_BR
dc.titleProcesso de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista que investigou as contribuições da metodologia “Oficinas de Aprendizagem” para o desenvolvimento profissional do professor, bem como o impacto desta mesma metodologia no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Para atingir tal objetivo, os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada feita com três professores do Colégio SESI em Pato Branco, Paraná. As respostas das entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas para posterior análise. Os dados foram analisados em seu conteúdo temático revelando as contribuições das Oficinas de Aprendizagem para o desenvolvimento do professor e do aluno. O professor desenvolve-se com relação aos procedimentos metodológicos tornando-se um professor mediador da construção do conhecimento e pesquisador de sua própria prática pedagógica, enquanto que o aluno desenvolve a competência relacional (poder de negociação, espírito de liderança, importância dada à pesquisa, autonomia e responsabilidade) e a competência cognitiva (conteúdos da grade curricular do Ensino Médio, capacidade de construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento; capacidade de converter problemas em oportunidades e também de solucionar problemas). A pesquisa foi baseada em pressupostos da Teoria Sociocultural (Vygotsky,1991 e seguidores), que fundamentaram os estudos sobre ensino-aprendizagem e também em tópicos importantes sobre a metodologia das Oficinas de Aprendizagem (RIGON, 2010).pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2014_1_01.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.