Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14744
Título: Entremeios: a complexidade das relações sociais e a ideologia do favor em Dom Casmurro
Título(s) alternativo(s): Insertion: thecomplexityof social relationsandtheideologyof favor in Dom Casmurro
Autor(es): Paulino, Walkiria Presa
Orientador(es): Lima, Marcos Hidemi de
Palavras-chave: Ideologia e literatura
Literatura comparada
Literatura - Análise
Literatura brasileira
Ideology and literature
Literature, Comparative
Literature - Analysis
Brazilian literature
Data do documento: 23-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PAULINO, Walkiria Presa. Entremeios: a complexidade das relações sociais e a ideologia do favor em Dom Casmurro. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, publicado pela primeira vez em 1899. Nosso principal objetivo foi analisar como as relações sociais da época eram pautadas no ideal de vida burguês e na ideologia do favor e como essas ideologias influenciavam o comportamento das personagens Dona Glória, Bento Santiago, José Dias e prima Justina. Analisaremos Dona Glória e Bento Santiago como pertencentes a classe dos proprietários e José Dias e Prima Justina como pertencentes a classe dos agregados. Para tal estudo fez-se uma pesquisa bibliográfica, tomando como referência as discussões do antropólogo Roberto Damatta (1997) sobre a sociedade relacional do século XIX, de Maria Ângela D’Incao (2012), sobre a família burguesa,e de Roberto Reis (1987) sobre a ideia de núcleo e nebulosa ao tratar das posições sociais. Para fundamentar as questões sobre a ideologia do favor foram usadas autoras comoEmílliaViotti da Costa (1999)que discursou sobre o falso homem livre e Maria Sylvia de Carvalho Franco (1997). Sobre o favor na obra de Machado de Assis utilizamos as leituras de Therezinha Mucci Xavier (1994) e de Luis Filipe Ribeiro (1996). Finalmente, através das análises feitas foi possível constatar que as personagens estudadas encontravam-se sempre no entremeio de posições, mostrando uma interdependência entre agregados e proprietários, utilizando-se de estratégias de sobrevivência em uma sociedade patriarcal.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14744
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2015_2_13.pdf743,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.