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dc.creatorSoletti, Angélica
dc.date.accessioned2020-11-18T14:27:10Z-
dc.date.available2020-11-18T14:27:10Z-
dc.date.issued2017-06-27
dc.identifier.citationSOLETTI, Angélica. Gabriela: sapatos e liberdade. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14770-
dc.description.abstractThis study aims to study the representation of the women freedom in the novel Gabriela, Cravo e Canela (1958), by Jorge Amado. This work intends to show the relationship between the main character, Gabriela, with the freedom and social oppression. Represented by the act of putting shoes on and taking them off. It was made a brief comparison between Gabriela’s shoes and Cinderella’s, character of Grimm’s fairy tale. An analysis was made about the Brazlilian women in mid1925, more specifically, in the town of Ilhéus, and their relationship with the society they belong to seeking a better understanding about how the skin color builds a stereotype which would establish what would be her role in that society. However, the main focus of this study will be on the character Gabriela and her two lives – single and married- and how the social conventions have an influence on her in the two particular/ distinct stages of her life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectMulheres na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectWomen in literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.titleGabriela: sapatos e liberdadept_BR
dc.title.alternativeGabriela: Shoes and freedompt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho estuda a representação da liberdade feminina no romance Gabriela, Cravo e Canela (1958), do baiano Jorge Amado, buscando relacionar a figura da personagem Gabriela com a liberdade e a opressão social ligadas às mulheres a partir do ato de calçar e descalçar os sapatos. Ainda, nesta pesquisa, há uma breve comparação entre os sapatos de Gabriela e os de Cinderela, personagem do conto homônimo dos irmãos Grimm. Em seguida, efetua-se a análise de Gabriela, como representante da mulher brasileira de meados da década de 1920, evidenciando sua relação com a sociedade da cidade de Ilhéus, na Bahia, bem como questões ligadas a questões étnicas. Os principais teóricos empregados nesta pesquisa são Gilberto Freyre (2003), Affonso Romano de Sant’Anna (1986), Roberto DaMatta (1997), Teófilo de Queiroz Júnior (1975) e Mary Del Priore (1994). Os resultados apresentados revelam duas Gabrielas distintas: a descalça e livre das convenções sociais e a calçada, presa aos valores da sociedade em que vive.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcos Hidemi de
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Hidemi de
dc.contributor.referee2Zago, Leandro
dc.contributor.referee3Marquezi, Rosangela Aparecida
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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