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dc.creatorPacheco, Henrique Zamberlan
dc.date.accessioned2020-11-18T14:28:35Z-
dc.date.available2020-11-18T14:28:35Z-
dc.date.issued2018-11-27
dc.identifier.citationPACHECO, Henrique Zamberlan. A construção da concepção de linguagem na obra freiriana Pedagogia do oprimido. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14794-
dc.description.abstractPaulo Freire was and still is an important Brazilian intellectual, among the most read in the world, who spoke up for people's liberation before mechanisms imposed to promote any kind of oppression. From this perspective, one of the main concepts of Freire's work, which is capable of enhancing the liberation, is the dialogue. Dialogue is preceded by language. Thus, the objective of this study is to comprehend how does Paulo Freire conceives language in his theory about dialogical education. For this purpose, we contextualize life and work of the educator in question, as well as we highlight linguistic studies with emphasis in Bakhtin's conceptions. In this interval, we compare and describe different significations given to language, in order to identify their role and organizational character in society; we analyze how the concept of language appears in Paulo Freire's work Pedagogy of the Oppressed and which are his approaches of linguistic base. This is a bibliographical research, of qualitative character. It could be perceived in the course of this study a historical change in the tendency of language that overpasses, in its characterological amplitude, from the grammatical perspective to the social and ideological conception, according to the observed in Saussure, Bakhtin and Freire. In Pedagogy of the Oppressed, language is built as path between thought and reality, materialized in the dialogue, which gives, in its turn, place to the true word. It is expected that this study can contribute to the progress of college degrees in Letters and in Pedagogy, as well as meeting the interest of undergraduates and professional of such areas that focus on both language studies and education and their pedagogical practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.titleA construção da concepção de linguagem na obra freiriana Pedagogia do oprimidopt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the concept of language in Paulo Freire's Pedagogy of the oppressedpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoPaulo Freire foi e é um importante intelectual brasileiro, dentre os mais lidos no mundo, que defendeu a libertação de todas as pessoas frente aos mecanismos impostos para promover qualquer tipo de opressão. Sob essa perspectiva, um dos principais conceitos da obra freiriana e, capaz de potencializar a libertação, é o diálogo. O diálogo é procedido pela linguagem. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como Paulo Freire concebe a linguagem em sua teoria sobre a educação dialógica. Para tanto, contextualizamos a vida e a obra do educador em questão, bem como destacamos os estudos linguísticos com ênfase nas concepções de Bakhtin. Nesse ínterim, comparamos e descrevemos as diferentes significações dadas a linguagem, de modo a identificar o seu papel e caráter organizacional na sociedade; analisamos como o conceito de linguagem aparece na obra de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, e quais são suas aproximações de base linguística. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo. Pôde-se perceber no decurso deste estudo, uma mudança histórica na tendência da linguagem, que transpassa, em sua amplitude caracterológica, da perspectiva gramatical à concepção social e ideológica, conforme observado em Saussure, Bakhtin e Freire. Na Pedagogia do Oprimido, a linguagem se constrói enquanto caminho entre o pensamento e a realidade, concretizada no diálogo, que, por sua vez, dá lugar à palavra verdadeira. Espera-se que este estudo possa contribuir para o progresso das licenciaturas em Letras e Pedagogia, bem como atender ao interesse de todos os acadêmicos e profissionais das respectivas áreas, que se debruçam tanto sobre os estudos linguísticos quanto da educação e suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Peloso, Franciele Clara
dc.contributor.referee1Peloso, Franciele Clara
dc.contributor.referee2Marquezi, Rosangela Aparecida
dc.contributor.referee3Farias, Nilson de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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