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Título: Implicações no ensino aprendizagem de química por alunos surdos, na perspectiva da educação inclusiva
Autor(es): Rossetto, Bruna Thais
Orientador(es): Tonial, Larissa Macedo dos Santos
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Química - Estudo e ensino
Lingua brasileira de sinais
Inclusive education
Mainstreaming in education
Chemistry - Study and teaching
Brazilian sign language
Data do documento: 15-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROSSETTO, Bruna Thais. Implicações no ensino aprendizagem de química por alunos surdos, na perspectiva da educação inclusiva. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: O presente estudo teve como finalidade observar o ambiente escolar de três diferentes instituições de ensino médio com o objetivo de verificar como a educação especial está acontecendo nestas escolas de ensino regular, na perspectiva da educação inclusiva e as implicações no ensino aprendizagem de química por alunos surdos. Foram analisados diferentes vivências por diferentes sujeitos da educação sendo eles professores, intérpretes e pedagogos os quais fizeram parte de entrevistas que contribuíram para a formação e estruturação da pesquisa como um todo. A opinião final sobre cada questão abordada foi exclusivamente da acadêmica, levando em consideração diversas observações realizadas individualmente em cada escola. O aluno surdo é incluso atualmente em escolas regulares em função das atuais leis de inclusão, com objetivo de inclui-lo por completo na sociedade em que vivem, porém diversas questões sobre a convivência, socialização e aprendizagem serão abordadas neste trabalho. Além de ressaltar a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que pode ser vista como agente de comunicação e ainda proporciona ao surdo uma vida mais agradável e autônoma.
Abstract: This study aimed to verify the school environment from three different educational institutions in order to highlight the ways in which inclusive education is happening in our country, what are the prospects of inclusion and the implications for learning chemistry education. Different views were analyzed from different taxpayers of education they are teachers, interpreters and educators who were part of interviews that contributed to the formation and structure of the research as a whole. The final opinion on each issue addressed was exclusively academic, taking into account various observations made individually in each school. Deaf student is currently included in regular schools in order to include it fully in society which we live, but many questions about living, socialization and learning will be addressed in this work. Without forgetting the importance of the Brazilian Sign Language (LBS) that can be seen as a communication agent and provide the deaf a more enjoyable life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14872
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