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Título: Estudo do comportamento dinâmico de dois modelos de kart
Título(s) alternativo(s): Study of the dynamic behavior of two kart models
Autor(es): Cossa, Jovani Antonio
Orientador(es): Rossetto, Diego Rizzotto
Palavras-chave: Karts
Automóveis - Dinâmica
Análise numérica
Karts (Midget cars)
Automobiles - Dynamics
Numerical analysis
Data do documento: 14-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: COSSA, Jovani Antonio. Estudo do comportamento dinâmico de dois modelos de kart. 2017. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Esse trabalho consiste em um estudo dinâmico de dois modelos de kart normalmente destinados a competições, seguido de uma análise comparativa entre os comportamentos dinâmicos dos modelos. A metodologia empregada rumou para coleta de dados em campo. Uma modelagem de cada chassi foi concebida em ambiente CAD. Parâmetros da dinâmica veicular foram calculados permitindo encontrar os carregamentos aproximados das cargas atuantes nos veículos. Simulações estruturais deram respostas de tensões e deformações que, junto com os cálculos de dinâmica veicular completaram a base de dados necessária para confrontar os dois karts. As análises concluem que a rigidez torcional do chassi 2 é 21,5% maior que a do chassi 1, mostrando uma distribuição de tensões similar para a traseira dos dois chassis e alterando à medida que se aproxima da dianteira.
Abstract: This work consists of a dynamic study of two kart models normally destined to competitions, followed by a comparative analysis between the dynamic behaviors of the models. The methodology used was for data collection in the field. One modeling of each chassis was designed in a CAD environment. Parameters of the vehicle dynamics were calculated allowing to find the approximate loadings of the loads acting on the vehicles. Structural simulations gave responses of tensions and deformations that, together with the calculations of vehicular dynamics, completed the database necessary to confront the two go-karts. The analyzes conclude that the torsional stiffness of chassis 2 is 21.5% larger than that of chassis 1, showing a similar voltage distribution to the rear of the two chassis and changing as it approaches the front.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15223
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