Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15618
Título: O emprego de coletor solar de funil como sistema de pré-aquecimento de água de caldeiras industriais: pesquisa ação
Autor(es): Toniazzo, Fernando
Ghizzi, Marcelo Cardoso
Orientador(es): Maccarini, Adelino Carlos
Palavras-chave: Abastecimento de água quente
Energia - Fontes alternativas
Caldeiras
Hot water supply
Renewable energy sources
Boilers
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TONIAZZO, Fernando; GHIZZI, Marcelo Cardoso. O emprego de coletor solar de funil como sistema de pré-aquecimento de água de caldeiras industriais: pesquisa ação. 2011. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
Resumo: O trabalho que se segue, tem a finalidade de estudar um sistema de pré aquecimento de água para caldeiras industriais desde seu projeto até sua criação(protótipo), tendo como fonte de aquecimento a energia solar. O sistema é baseado no coletor solar com formato afunilado, proposto por Jones et al. (1996). Do sistema original, foram realizadas algumas alterações, como por exemplo, o método de acumulação de energia térmica, materiais empregados, entre outros. A elaboração do coletor e dos concentradores solares foi efetuada com materiais específicos para melhor aproveitamento e isolamento térmico além de dispor de uma estrutura peculiar para segurança de operação. A qualificação do sistema e obtenção de dados pertinentes ao aquecimento de água foram obtidos a partir de equipamentos de medição como: termômetro digital (tipo espeto), termohigrômetro, anemômetro e medidor de radiação de energia solar. Os testes foram elaborados na cidade de Francisco Beltrão, no estado do Paraná.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15618
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Manutenção Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COMIN_2011_2_04.pdf760,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.