Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Edno Mariano dos-
dc.date.accessioned2016-09-23T18:55:26Z-
dc.date.available2016-09-23T18:55:26Z-
dc.date.issued2015-07-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Edno Mariano dos. Uma prática colaborativa na construção do portfólio educacional. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1645-
dc.descriptionAcompanha: Unidade didática: elementos de astronomia e energiapt_BR
dc.description.abstractThis study investigated learning evidences through a teaching methodology based on collaborative learning. To make it possible, a didactic unit consisting of two teaching sequences proposing the use of the educational portfolio, manual version, was developed. The teaching unit have been applied at the School Professora Adélia Dionisia Barbosa - Elementary and High School, located in Londrina, Northern of Paraná, to 29 students in the 9th grade of elementary school in Sciences subject, at the morning period, ranging from February to April 2014. The covered content, according to the Curriculum Guidelines of the State of Paraná (2008) were: Kepler's Laws and the Planetary Motion and Energy. The methodology took a qualitative approach combined with the observation and exploration technique to search for evidences of the strengths and difficulties on learning process of students. By means of the reports written in the portfolio was observed that the learning process, have been feasible, pleasant and promising, indicating relevant aspects in the construction of concepts. It was found that in the group activities and discussions, each student: have developed their argumentative ability and creativity associated with the activities aimed at production by authorship; the improvement of vocabulary; increase of self-esteem and skills to being able to express their opinions / ideas which have been accepted by other members of the group; active participation in the learning process and greater interaction with the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleUma prática colaborativa na construção do portifólio educacionalpt_BR
dc.title.alternativeA collaborative practice in the construction of educational portfoliopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investigou indícios de aprendizagem por meio de uma metodologia de ensino fundamentada na aprendizagem colaborativa. Para viabilizar a investigação, foi desenvolvida uma unidade didática, composta por duas sequências didáticas, que propõem o uso do portfólio educacional, versão manual. A unidade foi aplicada no Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa – Ensino Fundamental e Médio, localizado na cidade de Londrina, região norte do estado do Paraná, com 29 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da disciplina de Ciências, do turno matutino, no período de fevereiro a abril de 2014. Os conteúdos abordados, de acordo com as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2008), foram: Leis de Kepler e o Movimento dos Planetas e Energia. A metodologia de pesquisa adotada teve abordagem qualitativa, combinada à técnica da observação e da exploração, para evidenciar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Observou-se que a aprendizagem, por meio do relatório escrito no portfólio, apresentou-se como viável, prazerosa e promissora, indicando aspectos relevantes na construção dos conceitos. Verificou-se que os momentos de atividade em grupo e de discussão possibilitaram a cada aluno: desenvolvimento da criatividade, quando associados às atividades de produção por autoria; desenvolvimento da capacidade argumentativa; melhoria do vocabulário; aumento da autoestima, por conseguir expressar sua opinião/ideia e tê-la aceita pelos demais membros do grupo; atuação ativa dentro do processo de aprendizagem e maior interação com o professor.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0472699237863019pt_BR
dc.contributor.advisor1Zara, Kátya Regina de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6183072556674794pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Kátia Regina de-
dc.contributor.referee2Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee3Pires, Magna Natalia Marin-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Santos, Edno Mariano dos_2015.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Santos, Edno Mariano dos_2015_1.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.