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Título: Um olhar para a preservação da cultura e identidade indígena na escola Vera Tupã, região sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): A look at the preservation of the indigenous culture and identity at the Vera Tupã school, in the southwest region of Paraná State
Autor(es): Matos, Dayane Cristina Cezarotto de
Corá, Maria Juliana Miranda
Orientador(es): Silva, Susiele Machry da
Palavras-chave: Cultura - Estudo e ensino
Reservas indígenas
Índios - Usos e costumes
Índios - Identidade étnica
Culture - Study and teaching
Indian reservations
Indians - Social life and customs
Indians - Ethnic identity
Data do documento: 2-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MATOS, Dayane Cristina Cezarotto de; CORÁ, Maria Juliana Miranda. Um olhar para a preservação da cultura e identidade indígena na escola Vera Tupã, região sudoeste do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.
Resumo: Sabe-se que os índios deixaram e deixam um grande legado para a cultura da sociedade brasileira. Por muitos anos os povos indígenas foram dominados pelos colonizadores e obrigados a se adaptarem a uma nova cultura, o que ocasionou em um apagamento de sua cultura e identidade. Após anos de luta, conseguiram ter seus direitos reconhecidos. Direitos que possam resgatar, revalorizar a cultura desses povos, retomando seus princípios étnicos e identitários. Contudo, busca-se recursos para que toda essa herança cultural não se perca e continue viva na sociedade brasileira. Diante disso, este trabalho tem como objetivo central estudar como são preservados aspectos relacionados à cultura e à identidade Indígena em uma escola da rede pública de ensino, localizada na Terra Indígena de Mangueirinha, município de Chopinzinho, sudoeste do Paraná. Para tanto, são analisadas as leis propostas nos documentos que regem o ensino para esse público, como: o Projeto Político Pedagógico, o Regimento escolar, assim como os demais documentos relacionados à temática. Foram realizadas, ainda, coleta de informações (a partir de critérios previamente estabelecidos) durante as visitas à escola, bem como durante a observação de aulas e conversas com docentes. A metodologia utilizada para a pesquisa foi qualitativa e exploratória, contando, além da discussão a partir de informações coletadas, análise bibliográfica dos principais documentos que norteiam o sistema educacional indígena, a exemplo: da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases e do Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas, e fundamentado com as teorias de Silva e Costa (2018), Del Priore e Venâncio (2010) e Moreira e Candau (2008). Com base no levantamento de dados e reflexão teórica, foi possível observar o interesse da escola para com a preservação dos valores da cultura e da identidade do povo indígena. No entanto, interpreta-se, pelas observações e conversas, que para desenvolver todo esse processo de revitalização, a escola necessita da colaboração da comunidade e dos sujeitos envolvidos com o planejamento educacional.
Abstract: It is known that the Indians have left and still leave a great legacy for the culture of Brazilian society. For many years the indigenous population was dominated by the colonizers and forced to adapt to a new culture, which led to an erasure of their culture and identity. After years of struggle, they were able to have their rights recognized, rights that can rescue and revalue the culture of these peoples, allowing them to retake their identity and ethnic principles. However, resources are sought so all this cultural heritage is not lost and remains alive in the Brazilian society. Therefore, the main objective of this work is to study how aspects related to indigenous culture and identity are preserved in a public school system located on the indigenous land of Mangueirinha, in the city of Chopinzinho, southwest of Paraná. To do so, the laws proposed in the documents governing education for this public are analyzed, such as: the Political Pedagogical Project, the School Rules and other documents related to the subject. Information was collected (based on previously established criteria) during school visits, as well as during class observation and conversations with teachers. The methodology used for the research was qualitative and exploratory, relying on a bibliographical analysis of the main documents that guide the indigenous educational system, such as the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases and the National Curricular Framework for Indigenous Schools, and based on the theories of Silva and Costa (2018), Del Priore and Venâncio (2010) and Moreira and Candau (2008), a side from the discussion based on collected information. Based on the data collected and theoretical analysis, it was possible to observe the school's interest in preserving the values of the culture and the identity of the indigenous peoples. However, through observations and conversations, it is interpreted that in order to develop this whole process of revitalization, the school needs the collaboration of the community and the people involved with the educational planning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24867
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