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Título: O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): The role of quality in attending with non-conformities found during the assembly of elevators, a case study
Autor(es): Lewandovski, Rosane da Silva
Orientador(es): Tondato, Rogério
Palavras-chave: Controle de qualidade
Serviços ao cliente - Qualidade
Consumidores - Reclamações
Elevadores
Quality control
Customer services - Quality
Consumer complaints
Elevators
Data do documento: 11-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LEWANDOVSKI, Rosane da Silva. O papel da qualidade no atendimento de não conformidades encontradas durante a montagem de elevadores, um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Atualmente, todo consumidor busca um fornecedor que atenda sua necessidade com um produto ou serviço de qualidade, com isso, as empresas buscam cada vez mais melhorar seu processo produtivo, aumentar a qualidade de suas atividades e reduzir custos. Nesse sentido, o presente estudo foi realizado em uma empresa fabricante de elevadores do estado do Paraná, sendo o foco principal em um dos setores da Qualidade que tem coma atividade a análise e atendimento de reclamações recebidas do "campo", ou seja, das obras onde os elevadores estão sendo montados e instalados. O objetivo deste trabalho, através de um estudo de caso, está em entender coma funciona a atividade de atendimentos das não conformidades e observar qual papel a Qualidade assume diante a empresa toda. Par meio da análise de gráficos no qual estão representadas as quantidades de reclamações atendidas no ano de 2020, divididas entre os tipos de não conformidades encontradas e entre os setores causadores das raízes dos problemas. Como resultado final, observou-se os principais tipo de erros cometidos e suas causas, permitindo entender qual deve ser o foco principal do setor da Qualidade junta aos outros setores da empresa para prevenir erros futuros e garantir a entrega do elevador com qualidade e segurança.
Abstract: Nowadays, every consumer is looking for a supplier that attend their needs with a quality product or service, with this, companies increasingly seek to improve their production process, increase the quality of their activities and reduce costs. In this sense, the present study was accomplished in an elevator manufacturing company in the state of Parana, being the main focus in one of the Quality sectors which has the activity to analysis and handling of complaints received from the "field", that is, of the place where the elevators are being assembled and installed. The objective of this work, through a case study, is to understand how the service of non-conformities works and to observe what role Quality assumes before the whole company. Through the analysis of graphs in which the number of complaints handled in the year of 2020 is represented, divided between the types of non-conformities found and between the sectors causing the root causes of the problems. As a final result, the main types of errors made and their causes were observed, allowing to understand what the main focus of the Quality sector should be with the other sectors of the company to prevent future errors and ensure the delivery of the elevator with quality and safety.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25610
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