Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27592
Título: Análise das não conformidades de uma indústria de embalagem de medicamentos
Título(s) alternativo(s): Analysis of non-conformities of a drug packaging industry
Autor(es): Silva, Mariana Bononi
Orientador(es): Malassise, Regina Lúcia Sanches
Palavras-chave: Custo industrial
Controle de qualidade
Embalagens - Indústria
Costs, Industrial
Quality control
Package goods industry
Data do documento: 29-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Mariana Bononi. Análise das não conformidades de uma indústria de embalagem de medicamentos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: A utilização de embalagens em medicamentos deve atender aos requisitos de segurança, higiene e qualidade, requisitos estes, atrelados a necessidade de conservar e assegurar as propriedades do medicamento embalado. Eles são relevantes no desenvolvimento de novas tecnologias e regulamentações para que o medicamento consiga atender as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Neste sentido a presente pesquisa apresenta uma aplicação por meio do método de custo PAF (prevenção, avaliação e falhas), no qual permite delinear a quantidade destinada para o custo de qualidade de uma organização. Caracterizado como um estudo de caso, esta pesquisa tem como objetivo analisar os custos de qualidade das não conformidades dos produtos durante o processo de fabricação de uma empresa do ramo de embalagens no Paraná. Após a elaboração de um referencial teórico e a coleta de dados, foi aplicado o método PAF de Feigenbaum adaptado, para se encaixar a realidade do processo da empresa em estudo, posteriormente foi plotado os gráficos para analisar visualmente os percentuais dos custos de qualidade, com intuito de prever os custos das não conformidades. Através dos resultados obtidos, no qual a empresa fica acima de sua meta de 0,65%, chegou-se à conclusão que a empresa precisa realizar melhorias na parte do processo produtivo de maior índice de não conformidade, redirecionando os custos de qualidade para prevenção, assim o custo seria proporcionado para melhoria de forma assertiva. A análise do custo de qualidade pode reduzir as não conformidade e resultar em ganhos para a organização.
Abstract: This research presents an application through the PAF cost method (prevention, evaluation and failures), which allows delineating the quantity destined for the cost of quality of an organization. Characterized as a case study, this research aims to analyze the quality costs of nonconformities of products during the manufacturing process of a company in the packaging industry in Paraná. After the elaboration of a theoretical framework and data collection, the adapted Feigenbaum PAF method was applied, to fit the reality of the process of the company under study, later the graphs were plotted to visually analyze the percentages of quality costs, with in order to predict the costs of noncompliances. Through the results obtained, in which the company is above its target of 0.65%, it was concluded that the company needs to make improvements in the part of the production process with a higher rate of noncompliance, redirecting quality costs to prevention, so the cost would be assertively proportioned for improvement. Quality cost analysis can reduce noncompliance and result in gains for the organization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27592
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisenaoconformidades.pdf256,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.