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Título: Discurso e poder no álbum Animals, Pink Floyd
Título(s) alternativo(s): Discourse and power in the album Animals, Pink Floyd
Autor(es): Nascimento, Barbara Thays Santos do
Orientador(es): Santos, Márcia Andrea dos
Palavras-chave: Ideologia
Análise do discurso
Poder (Ciências sociais) na literatura
Arte e revoluções
Ideology
Discourse analysis
Power (Social sciences) in literature
Art and revolutions
Data do documento: 13-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: NASCIMENTO, Barbara Thays Santos do. Discurso e poder no álbum Animals, Pink Floyd. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
Resumo: No que tange à compreensão da arte como uma forma de manifestação política e ideológica, a seguinte pesquisa teve como corpus de análise o álbum musical Animals (1977), da banda inglesa Pink Floyd. Objetivou-se com este trabalho expor como se constituem as relações de poder e os elementos do discurso dentro deste. Realizou-se então, uma pesquisa interpretativista por mediação dos referenciais teóricos da teoria marxista postulada por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895), com contribuições de Fernandes (1988). Ademais, utilizou-se categorias de análise do método de Análise de Discurso, com contribuições principalmente de Orlandi (2013), Chaui (1991) e Thompson (2011), além da concepção de poder de Foucault (1979). No decorrer da análise, desprendeu-se da ideia de um discurso homogêneo, o enfoque foi nas possibilidades de interpretação por intermédio das pistas enunciativas evocadas pelos discursos em diferentes contextos de produção. Constatou-se que a sociedade representada no álbum por meio das classes dos porcos, cães e ovelhas denotam a essência da Luta de Classes, termo elencado pela teoria marxista e, que os discursos imbricados nestas relações de poder demonstram relações de forças. Concluiu-se, então, que no contexto do álbum, os porcos representam os detentores dos meios de produção, os cães, por sua vez, a classe média que busca ascensão e, por fim, as ovelhas, o proletariado.
Abstract: Regarding the understanding of art as a way of political and ideological manifestation, this research had as corpus analysis the album Animals (1977), from the British band Pink Floyd. This work aims to expose how the relations of power are formed and the discourse elements in the corpus analysis. Interpretative research was then made using the theoretical framework from the Marxist theory written by Marx (1818-1883) and Engels (1820-1895), with contributions from Fernandes (1988). Furthermore, the types of analysis of Discourse Analysis were used, with contributions mainly from Orlandi (2013), Chaui (1991), and Thompson (2011), as well as Foucault’s (1979) definition of power. During the analysis, the idea of a homogeneous discourse was discarded, focusing instead on the interpretation possibilities through enunciative hints evoked by discourses in different production contexts. It is deduced that the society represented in the album by pigs, dogs, and sheep are the essence of the Class Struggle, a term used in the Marxist theory, and that the discourses within these relations of power indicate relations of force. It is concluded then that, in the context of the album, the pigs represent the owners of means of production, meanwhile the dogs represent the middle class seeking ascension, and lastly, the sheep, are the proletariat.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27734
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