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Título: O papel da consciência fonológica no desenvolvimento da escrita: uma proposta para o trabalho com dificuldades ortográficas
Título(s) alternativo(s): The role of phonological awareness in the development of writing: a proposal for working with orthographic difficulties
Autor(es): Rosa, Bruna Aparecida da
Orientador(es): Silva, Susiele Machry da
Palavras-chave: Alfabetização
Fonologia
Crianças - Escrita
Escrita
Literacy
Phonology
Children - Writing
Reading
Data do documento: 17-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROSA, Bruna Aparecida da. O papel da consciência fonológica no desenvolvimento da escrita: uma proposta para o trabalho com dificuldades ortográficas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que visa discutir o papel da consciência fonológica para o desenvolvimento da escrita. A partir desta reflexão, foi elaborada uma proposta didática para o trabalho com dificuldades ortográficas na sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental I, nos processos de alfabetização e letramento. No que concerne à apropriação da escrita, muitos estudos como os desenvolvidos por Santos (2011), Freitas (2007), Cagliari e Massini-Cagliari (1999) descrevem evidências quanto à importância do reconhecimento das unidades sonoras de uma língua para a aprendizagem das competências de leitura e de escrita. Com vistas a trazer uma reflexão teórica sobre o papel da consciência fonológica no desenvolvimento da escrita e também a proposta de atividades voltadas para este trabalho, a pesquisa, qualitativa, contempla a revisão bibliográfica e atividades propostas a partir dos gêneros textuais história rimada e poema, direcionadas para alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I. Tendo em vista a proposta deste estudo em oferecer atividades que auxiliem o trabalho do professor para diminuir as dificuldades ortográficas de seus alunos, as atividades mais diretamente exploradas compreendem: sensibilidade às rimas e as aliterações, segmentação silábica, manipulação de fonemas (iniciais, mediais e finais), formação de novas palavras através da adição e exclusão de fonemas.
Abstract: The present work is the result of a bibliographical research that aims to discuss the role of phonological awareness for the development of writing. From this reflection, a didactic proposal was elaborated for the work with orthographic difficulties in the classroom of the initial years of Elementary School I, in the processes of literacy. With regard to the appropriation of writing, many studies such as those developed by Santos (2011), Freitas (2007), Cagliari and Massini-Cagliari (1999) describe evidence as to the importance established between the recognition of the sound units of a language for the learning of reading and writing skills. With the intent of bringing a the oretical reflection on the role of phonological awareness in the development of writing and also the proposal of activities focused on this work, the qualitative research, includes bibliographic review and activities proposed from the textual genres rhymed history and poem, directed to students of the second year of Elementary School I. Considering the proposal of this study, which was to offer activities that assist in the work of teacher to reduce the orthographic difficulties of your students, the most directly explored activities include: sensitivity to rhymes and alliterations, syllabic segmentation, manipulation of phonemes (initials, medial and finals), formation of a new words through the addition and exclusion of phonemes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27736
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