Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPassaúra, Luana-
dc.date.accessioned2022-03-30T13:05:32Z-
dc.date.available2022-03-30T13:05:32Z-
dc.date.issued2021-08-16-
dc.identifier.citationPASSAÚRA, Luana. Representação da mulher em livros didáticos de Inglês do ensino médio da rede estadual do Paraná. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27757-
dc.description.abstractThis paper analyzes the representation of women in English textbooks from the Way to Go! collection, from high school collections from 2015 and 2018 approved by the National Textbook Program (PNLD). The research starts from a brief discussion about the textbook program and its emergence from Tilio (2010), some conceptions of Oliveira (2008) and Leffa (2007). The study also discusses the historicity of women in society from the perspective of Tiburi (2018) and Orlandi (2007) and how social representations can contribute to the understanding of this process, through the contributions of Guareschi, Harnandez and Cárdenas (2010). Furthermore, the role of the reflective teacher is addressed through Freire (1996) who can consolidate or discuss possible stereotypes, as well as the awareness of the teacher's vision when working with gender representation issues in the classroom. The research methodology used was a bibliographic review with a qualitative and interpretive approach, based on the concepts presented by Orlandi (2007) on discourse analysis, as well as reflections on the vision that was built by the woman Perrot (2005). It was possible to understand that the representations presented in English textbooks reflect a social mentality, which carries stereotyped views that have long been consolidated in society. In addition, it is shown that, often, the collections of teaching material prepared for Basic Education do not effect significant changes from year to year, providing little reflection for teachers and students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectContent analysis (Communication)pt_BR
dc.titleRepresentação da mulher em livros didáticos de Inglês do ensino médio da rede estadual do Paranápt_BR
dc.title.alternativeRepresentation of women in high school english textbooks of Paraná statept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a representação da mulher nos livros didáticos de inglês da coleção Way to Go!, das coleções dos anos de 2015 e 2018 do Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). A pesquisa parte de uma breve discussão sobre o programa do livro didático e seu surgimento a partir de Tilio (2010), algumas concepções de Oliveira (2008) e Leffa (2007). O estudo discute também a historicidade da mulher na sociedade sob a ótica de Tiburi (2018) e Orlandi (2007) e como as representações sociais podem contribuir para compreensão deste processo, por meio das contribuições de Guareschi, Harnandez e Cárdenas (2010). Ademais, é abordado o papel do professor reflexivo por meio de Freire (1996) que pode consolidar ou discutir os possíveis estereótipos, bem como a conscientização da visão do professor ao trabalhar as questões de representação de gênero em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica com a abordagem qualitativa e interpretativista, pautada a partir dos conceitos apresentados por Orlandi (2007) sobre análise do discurso, além de reflexões acerca da visão que foi construída da mulher Perrot (2005). Foi possível compreender que as representações apresentadas nos livros didáticos de inglês refletem uma mentalidade social, que carrega visões estereotipadas já consolidadas há tempos na sociedade. Além disso, demonstra-se que, muitas vezes, as coleções de material didático elaboradas para a Educação Básica não efetivam mudanças significativas de ano para ano, propiciando pouca reflexão docente e discente.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Dagios, Marcele Garbin-
dc.contributor.referee1Dagios, Marcele Garbin-
dc.contributor.referee2Passoni, Taisa Pinetti-
dc.contributor.referee3Winfield, Claudia Marchese-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2021_1_10.pdf2,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.