Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27841
Título: Aplicativo mobile para incentivo à prática de atividades físicas
Título(s) alternativo(s): Mobile application for Incentive practice physical activity
Autor(es): Peiter, Jean Felipe
Orientador(es): Pegorini, Vinicius
Palavras-chave: Android (Recurso eletrônico)
Aplicativos móveis
Serviços da Web
Android (Electronic resource)
Mobile apps
Web services
Data do documento: 14-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PEITER, Jean Felipe. Aplicativo mobile para incentivo à prática de atividades físicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
Resumo: O sedentarismo vem sendo considerado o mal deste século e a atividade física como aliada direta ao tratamento farmacológico e ao combate e à prevenção da obesidade. São muitos os dados que sustentam essas afirmações e, da mesma forma, são muitas as iniciativas para motivar as pessoas na realização de atividades físicas. Além das tradicionais atividades em academias, há as atividades realizadas ao ar livre como os esportes coletivos, as caminhadas, as corridas e andar de bicicleta, para citar algumas. Apesar da quantidade e da diversidade de opções de atividades físicas que são oferecidas na maioria das cidades, realizá-las ainda não é opção para todas as pessoas que deveriam ou poderiam fazê-lo. Aplicativos computacionais, especialmente para dispositivos móveis como, smartphones, smartwatches e pulseiras eletrônicas, têm sido aliados na prática da realização de atividades físicas e para auxiliar a criar e manter o hábito de realizar esse tipo de exercício. Esses aplicativos podem ser utilizados como um auxílio no desafio de cumprir metas, como andar uma quantidade de quilômetros definidos pela pessoa. Considerando a possibilidade de uso de tecnologias como auxiliares na prática de atividade física, por meio deste trabalho é reportado o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis Android para registrar dados de corridas e caminhadas realizadas pelos seus usuários. No aplicativo os dados coletados durante a realização do percurso da caminhada ou corrida, visando que o usuário possa avaliar o seu gasto energético e ter acesso às informações que possam auxiliá-lo no controle calórico e possam ser importantes para a sua saúde e como motivação para a prática de atividade física. O aplicativo utiliza mecânicas de jogos para incentivar corridas e caminhadas a serem praticadas, dando pontos de experiência após cada percurso finalizado, e duplicando essa pontuação se a atividade for realizada simultaneamente por dois usuários. Os dispositivos conectam-se e compartilham dados das atividades durante as mesmas por meio do banco de dados em tempo real em nuvem, o Firebase Realtime Database.
Abstract: The sedentary lifestyle has been considered the century's great evil and physical activity considered the direct ally to pharmacological treatment, to prevent and fight against obesity. There is a lot of data to confirm this and a lot of initiatives motivating people to practice physical exercise. In addition to traditional physical activities, there are plenty of outdoors exercises, such as team sports, walking, running, and cycling. Despite the number and diversity of physical activities offered in most cities, exercising still is not the choice to all the people who should or could do it. Computer applications, especially those for mobile devices like smartphones, smartwatches, and smart bands, have been allies in performing physical activities and helping to create habits to do this kind of activity. Those apps can be used to challenge personal goals achievements, like walking a certain number of miles. Considering the usage of technologies to help on physical activity practice, this essay reports the development of an Android mobile app that records data from walks and runs done by its users. Data will be collected during the course, aiming the user to measure his body energy expenditure, and having access to meaningful information that can help him on calories control, and can be relevant for his health, like the motivation to exercise. The app has games mechanics to encourage walks and runs being done, giving experience points after each finished course, and doubling it if the activity is done by two users, simultaneously. Both devices connect and share data of the activities during it, through the Firebase Realtime Database, on the cloud.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27841
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicativoincentivoatividadesfisicas.pdf3,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.