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Título: Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias
Título(s) alternativo(s): Numerical study of lift and drag in a wing using a partitioned fluid-structure analysis coupled in two-ways
Autor(es): Leuzenski, Alan
Orientador(es): Santos, Rodrigo Villaca
Palavras-chave: Análise numérica
Fluidodinâmica computacional
Método dos elementos finitos
Aeronáutica
Aerodinâmica
Numerical analysis
Computational fluid dynamics
Finite element method
Aeronautics
Aerodynamics
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LEUZENSKI, Alan. Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021.
Resumo: A aviação foi um grande marco para a história, pois reduziu significativamente o tempo de viagem entre uma origem e um destino. Junto com a importância do transporte de pessoas e cargas, vem o foco em estudos de confiabilidade, melhorias de projeto e também investigação de falhas (falhas catastróficas, controle de vida do componente, propriedades de materiais, etc.). Metodologias de resolução numérica em problemas estruturais e fluidodinâmicos não são uma novidade na indústria e no meio acadêmico. Nesse contexto, o presente trabalho utiliza este tipo de metodologia para obter deformações em uma asa de perfil Selig-1223 com 1 metro de corda e envergadura de 4 metros. Resultados de sustentação e de arrasto são obtidos, com valores na região de estol de 2, 61 e 0, 199, respectivamente. Na ponta da asa, obtiveram-se deformações máximas de 13 milímetros. Observam-se oportunidades de estudos adicionais para uma melhoria construtiva, uma redução de peso e uma melhor confiabilidade dos resultados.
Abstract: Aviation was a great milestone in history, as it directly reduced the travel time between origin and destination. Along with the importance of transporting people and cargo comes the focus on reliability studies, design improvements and also fault investigation (catastrophic failures, component life control, material properties, etc.). Numerical solving methodologies for structural and fluid dynamics are not new in industry and academia, and are used to find deformations in a wing with a 1-meter chord, Selig-1223 profile and a 4-meter wingspan. Lift and drag results are obtained, with values in the stall region of 2.61 and 0.199. At the tip, there is a maximum deformation of 13 millimeters. Opportunities for further studies are found for constructive improvement, weight reduction and better reliability of results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27886
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