Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Daniel Antonio Zilli-
dc.date.accessioned2022-05-02T16:31:31Z-
dc.date.available2022-05-02T16:31:31Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Daniel Antonio Zilli. Maturidade digital em empresas de software de Pato Branco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28177-
dc.description.abstractThe presence within the business environment has always been very important in order to raise the level of competition among the participants of a given market, and with the arrival of the digital world, companies were pressured to change their structure and strategies to adhere to such a scenario. Depending on how these changes occur, companies are able to stand out strategically, presenting a greater maturity in terms of how to deal with the impacts of what scholars call digital transformation. In this sense, this research sought to understand this context in three software companies in the city of Pato Branco, from a multi-case study, understanding how companies working with technology behave in relation to digital transformation. Companies have shown to be at a maturity level where strategic objectives are aligned with the digital transformation present, using tools and practices to level their individual performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectModelos de capacitação e maturidade (Software)pt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.subjectCapability maturity model (Computer software)pt_BR
dc.titleMaturidade digital em empresas de software de Pato Brancopt_BR
dc.title.alternativeDigital maturity in software companies at Pato Brancopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presença dentro do ambiente empresarial sempre foi muito importante no sentido de elevar o nível de competição entre os participantes de um determinado mercado, e com a chegada do mundo digital, as empresas foram pressionadas a mudar sua estrutura e estratégias para aderirem a tal cenário. Dependendo da forma em que essas mudanças ocorrem, as empresas conseguem se destacar estrategicamente, apresentando uma maturidade maior com relação a como lidar com os impactos do que os estudiosos chamam de transformação digital. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou compreender esse contexto em três empresas de software da cidade de Pato Branco, a partir de um estudo de multicasos, entendendo como as empresas que trabalham com tecnologia se portam com relação a transformação digital. As empresas demonstraram estar em uma maturidade onde os objetivos estratégicos encontram-se alinhados com a transformação digital presente, utilizando de ferramentas e práticas para nivelar esse desempenho.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Follmann, Elizandra Machado-
dc.contributor.referee1Follmann, Elizandra Machado-
dc.contributor.referee2Santos, Gilson Ditzel-
dc.contributor.referee3Canopf, Liliane-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maturidadedigitalempresassoftware.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons