Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28235
Título: Social commerce: uma análise da percepção de risco no comércio informal das redes sociais
Título(s) alternativo(s): Social commerce: an analysis of the risk perception in informal commerce in digital social networks
Autor(es): Alvarenga, Amanda Vieira
Orientador(es): Minghini, Luciano
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Percepção de risco
Marketing na Internet
Redes sociais
Consumer behavior
Electronic commerce
Risk perception
Internet marketing
Social networks
Data do documento: 19-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ALVARENGA, Amanda Vieira. Social commerce: uma análise da percepção de risco no comércio informal das redes sociais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso objetiva identificar a percepção de risco dos consumidores dos grupos de comércio informal do Facebook. Buscando contribuir para a área de comportamento humano, trazendo discussões sobre o impacto causado pelas redes sociais no âmbito do e-commerce e as novas formas de comercialização informal, para que os interessados possam entender e minimizar a percepção de risco dos envolvidos. Para isto foi aplicado um questionário nos grupos relacionados à compra e venda e oferta de caronas, foi obtido 130 respostas válidas. Para a realização da análise de dados foi utilizado o Software PSPP e aplicado testes de médias, correlações e tabelas cruzadas. O resultado obtido verificou que há níveis menores de percepção de risco por meio do comércio informal presente no Facebook em comparação com o comércio tradicional, destacando-se apenas o risco de não ter a quem recorrer. E que para as respondentes do gênero feminino o risco de ser agredido se torna mais elevado por se tratar de transações negociadas via Facebook, mas concretizadas presencialmente.
Abstract: This course conclusion paper aims to analyze the risk perception of consumers in Facebook's informal commerce groups. Seeking to contribute to the area of human behavior, bringing discussions about the impact caused by social networks in the context of e-commerce and new forms of informal marketing, so that stakeholders can understand and minimize the risk perception of those involved. For this a questionnaire was applied to the groups related to buying and selling and offering rides, 130 valid answers were obtained. To perform the data analysis was used the PSPP Software and applied tests of means, correlations and cross tables. The result found that there are lower levels of risk perception through Facebook commerce compared to traditional commerce, highlighting the risk of Not having anyone to turn to. And that for female respondents the risk of being assaulted becomes higher because they are transactions conducted in person.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28235
Aparece nas coleções:PB - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
percepcaoriscosocialcommerce.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons