Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHayasaka, Alex Heidi-
dc.date.accessioned2022-08-24T20:54:27Z-
dc.date.available2022-08-24T20:54:27Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationHAYASAKA, Alex Heidi. Estudo de biolubrificantes para aplicação no eixo de transmissão de veículos elétricos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29400-
dc.description.abstractWith the term sustainability increasingly strong, the use of electric vehicles tends to increase. The engines used in vehicles that use vehicles for that domestic market will not be able to be used by the electric vehicles, but used as a study for use from a new model of use of bases destined to that market. The main barrier that must be overcome is directly related to the materials that make up the structure of new vehicles, the use of convenient metals as they will no longer be part of the structure of electric vehicles or will be presented in smaller materials for these new vehicles. There are different types of settings, i.e. harmful to the environment. Selective for application components often featured in the work was the driveshaft to address troublesome generators responsible for mechanical parts and component failures in electric vehicles. A methodology developed for an RSL, which consists of gathering several similar materials from authors and thus performing a statistical analysis, can be considered a secondary research because it makes use of primary studies to carry out a. At the end of the research, alternative biochemical work potentials of electric vehicle transmission were found, due to mechanical material resources. However, more tests and studies must be carried out to deal with a pioneering study in the area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectLubrificação e lubrificantespt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectLubrication and lubricantspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.titleEstudo de biolubrificantes para aplicação no eixo de transmissão de veículos elétricospt_BR
dc.title.alternativeStudy of biolubrifcants for application in the transmission shaft of electric vehiclespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom o termo sustentabilidade ganhando cada vez mais força, a utilização de veículos elétricos tende a aumentar. Os lubrificantes usuais aplicados em veículos que possuem motores a combustão interna não serão utilizados pelos veículos elétricos, dessa forma foi realizado um estudo relacionado a lubrificação utilizando-se de bases vegetais destinada a esse novo mercado crescente. A principal barreira que deve ser vencida está diretamente relacionada aos materiais que compõe a estrutura desse novo veículo, a utilização de materiais convencionais como metais deixará de fazer parte da estrutura dos veículos elétricos ou se apresentarão em menores quantidades. Atualmente existem lubrificantes destinados a esses tipos de veículos, porém são sintéticos, ou seja, prejudiciais ao meio ambiente. O componente selecionado para aplicação de lubrificação no presente trabalho foi o eixo de transmissão por se tratar de um componente problemático responsável por gerar perdas mecânicas e muitas vezes falhas nos veículos elétricos. A metodologia adotada foi a RSL, que consiste em reunir materiais semelhantes de diversos autores e assim realizar uma análise estatística, pode ser considerada uma pesquisa secundária pois faz uso de estudos primários para fazer a análise. Ao final do trabalho foram encontrados potenciais alternativas de biolubrificantes para aplicação na lubrificação do eixo de transmissão de veículos elétricos, devido as características físico-químicas apresentadas. Porém devem ser realizados mais testes e estudos por se tratar de um estudo pioneiro na área.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee1Michels, Roger Nabeyama-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Janaina Fracaro De Souza-
dc.contributor.referee3Lima, Claudia Santos Fiuza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
biolubrificanteseixotransmissaoeletricos.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons