Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30265
Título: Modelagem matemática e física teórica na formação de professores de matemática
Título(s) alternativo(s): Mathematical modeling and theoretical physics in mathematics teacher education
Autor(es): Goulart, Janayna da Costa
Orientador(es): Negrelli, Leônia Gabardo
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Professores de matemática - Formação
Física - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical models
Mathematics teachers - Training of
Physics - Study and teaching
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 9-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GOULART, Janayna da Costa. Modelagem matemática e física teórica na formação de professores de matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso aborda possibilidades para o uso de modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina de Física Teórica 1, presente na matriz curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba. O objetivo principal foi investigar possibilidades para a realização de atividades de modelagem matemática que permitam a abordagem de conteúdos presentes na ementa da referida disciplina, de modo a contribuir para a formação de um professor de Matemática frente às demandas atuais da Educação Básica, de modo especial, àquelas relacionadas a abordagens interdisciplinares de temas de estudo. Após um estudo teórico acerca da modelagem no contexto da educação básica e da formação de professores, e escolha de temas relacionados à física com potencial para abordagem via modelagem na sala de aula, foram descritas possibilidades de vivências de modelagem na formação inicial de professores, compreendendo que uma releitura de práticas consolidadas em determinadas disciplinas são uma via oportuna para o aperfeiçoamento do processo de formação inicial de professores.
Abstract: This final paper addresses possibilities for the use of mathematical modeling as a teaching and learning strategy in the subject of Theoretical Physics 1, present in the curriculum of the Mathematics Degree course at the Federal Technological University of Paraná, campus Curitiba. The main objective was to investigate possibilities for carrying out mathematical modeling activities that allow the approach of contents present in the curriculum of that discipline, in order to contribute to the formation of a Mathematics teacher in the face of the current demands of Basic Education, in a special way, to those related to interdisciplinary approaches of study topics. After a theoretical study about modeling in the context of basic education and teacher training, and choice of topics related to physics with potential to be approached via modeling in the classroom, possibilities of modeling experiences in initial teacher training were described, understanding that a re-reading consolidated practices in certain disciplines is an opportune way to improve the process of initial teacher education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30265
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagematematicafisicaprofessores.pdf628,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons