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Título: Estudo do processo de formação dos trabalhadores da construção civil: análise comparativa regional e cultural de Pato Branco (PR) e Porto Grande (AP)
Título(s) alternativo(s): Study of the training process of civil construction workers: regional and cultural comparative analysis of Pato Branco (PR) and Porto Grande (AP)
Autor(es): Baldo, Isabelle Cristina de Souza
Orientador(es): Sabbi, Volmir
Palavras-chave: Qualificações profissionais
Formação profissional
Trabalho qualificado
Ensino profissional
Vocational qualifications
Occupational training
Skilled labor
Professional education
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BALDO, Isabelle Cristina de Souza. Estudo do processo de formação dos trabalhadores da construção civil: análise comparativa regional e cultural de Pato Branco (PR) e Porto Grande (AP). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: A construção civil agrupa trabalhadores que realizam, em muitas situações atividades diversas sem capacitação profissional formal. Essa indústria emprega pessoas que, em sua grande maioria, tem a sua formação realizada a partir da sua experiência de aprendizados informais no próprio ambiente de trabalho. Dentre suas colaborações movimentam um dos ramos que mais cresce. Apesar da precariedade da formação, esse trabalho é responsável por um dos setores produtivos. Dentre os aspectos que influenciam a maneira como se formam esses trabalhadores podemos elencar econômico, social e cultural e também geográfica. Assim, esse trabalho tem por objetivo analisar esse processo, para compreender a história de vida dos profissionais de Pato Branco (PR) e Porto Grande (AP), que aprendem seu ofício a partir de suas experiências, possibilitando compreender como essas pessoas aprenderam suas funções e, também as ensinam. Para isso, foram feitas entrevistas sobre suas histórias na construção e como aprenderam seu ofício gravadas em áudio e transcritas, possibilitado uma pesquisa qualitativa e analisadas pelo Método de Análise de Conteúdo. Assim, foi possível identificar pontos pessoais de cada trabalhador, mas também questões coletivas sobre o contexto de suas trajetórias.
Abstract: Civil construction groups workers who perform, in many situations, different activities without formal professional training. This industry employs people who, for the most part, have their training done based on their informal learning experience in the work environment itself. Among their collaborations, they move one of the fastest growing branches. Despite the precariousness of training, this work is responsible for one of the productive sectors. Among the aspects that influence the way these workers are formed, we can list economic, social and cultural and also geographic. Thus, this work aims to analyze this process, to understand the life history of professionals from Pato Branco (PR) and Porto Grande (AP), who learn their trade from their experiences, allowing us to understand how these people learned their functions and also teach them. For this, interviews were made about their stories in the construction and how they learned their craft recorded in audio and written, enabling a qualitative research and remnants by the Content Analysis Method. Thus, it was possible to identify personal points of each worker, but also collective questions about the context of their trajectories.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30576
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