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Título: Avaliação do conforto vibracional de passageiros de ônibus e da irregularidade longitudinal de pavimentos com dados de smartphones
Título(s) alternativo(s): Evaluation of vibration Comfort of bus passengers and longitudinal irregularities of pavements using data collected by smartphones
Autor(es): Rocha, Katia Eloiza da
Orientador(es): Bisconsini, Danilo Rinaldi
Palavras-chave: Pavimentos
Ônibus
Análise estrutural (Engenharia)
Rodovias
Pavements
Buses
Structural analysis (Engineering)
Roads
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROCHA, Katia Eloiza da. Avaliação do conforto vibracional de passageiros de ônibus e da irregularidade longitudinal de pavimentos com dados de smartphones. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: As rodovias podem ser avaliadas de acordo com a qualidade de rolamento que proporcionam aos usuários. Essa condição é caracterizada principalmente pela irregularidade longitudinal de pavimentos, que podem gerar desconforto e insegurança aos usuários, além de aumentar os Custos Operacionais dos Veículos (COV). Nos últimos anos, diversos pesquisadores têm investigado o uso de smartphones para a coleta de dados relacionados ao conforto de usuários de sistemas de transportes e informações úteis a Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGP), devido a sua praticidade e baixo custo. Neste estudo, realizouse uma análise das vibrações causadas em passageiros de ônibus por meio de dados de smartphones na cidade de Santa Maria (RS). Foram coletadas acelerações em três diferentes posições dentro de diferentes ônibus (eixo dianteiro, eixo traseiro e balanço do ônibus) para análise do conforto dos usuários, com base na norma ISO 26311, que trata da análise de Vibrações de Corpo Inteiro (VCI). Também foram gerados modelos de regressão linear entre as acelerações fornecidas pelos smartphones e a irregularidade longitudinal dos pavimentos existentes no percurso do ônibus, por meio de dados de índice de Irregularidade Internacional (IRI) obtidos por um perfilômetro inercial a laser. Os resultados obtidos revelaram uma diferença significativa entre as vibrações geradas em posições diferentes, sendo o balanço a posição com vibrações de maior amplitude, enquanto o eixo dianteiro foi considerado o mais confortável. Em relação aos modelos de regressão obtidos, considerase que as acelerações medidas por smartphones embarcados em ônibus não configuram uma variável relevante para a predição do IRI.
Abstract: Highways can be evaluated according to the quality of road they provide to users. This condition is mainly characterized by the longitudinal irregularity of pavements, which can cause discomfort and insecurity for users, in addition to increasing Vehicle Operating Costs (VOC). In recent years, several researchers have investigated the use of smartphones to collect data related to the comfort of users of transport systems and useful information for Pavement Management Systems (SGP), due to its practicality and low cost. In this study, an analysis of the vibrations caused in bus passengers was carried out using data from smartphones in the city of Santa Maria (RS). Accelerations were collected in three different positions inside different buses (front axle, rear axle and bus overhang) to analyze the comfort of users, based on the ISO 26311 standard, which deals with the analysis of Whole Body Vibrations (WBV). Linear regression models were also generated between the accelerations provided by smartphones and the longitudinal unevenness of existing pavements along the bus route, using International Irregularity Index (IRI) data obtained by an inertial laser profilometer. The results obtained revealed a significant difference between the vibrations generated in different positions, the balance being the position with the highest amplitude vibrations, while the front axle was considered the most comfortable. Regarding the regression models obtained, it is considered that the accelerations measured by smartphones on board buses are not a relevant variable for predicting the IRI.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32307
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