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Título: Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa
Título(s) alternativo(s): Learning ecosystems and digital fluency in the English language classes
Autor(es): Silva, Luís Fernando da
Orientador(es): Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Aprendizagem
Letramento digital
Aplicativos móveis
English language - Study and teaching
Learning
Computer literacy
Mobile apps
Data do documento: 1-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Luís Fernando da. Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: O mundo vivencia uma imersão na cultura digital (Xavier, 2013) por meio dos gêneros midiáticos. Todavia, o ambiente escolar público encontra dificuldades para promover os multiletramentos (Rojo, 2012) e, de acordo com Ferretti (2012), acaba desconsiderando as demandas de uma sociedade que evolui tecnologicamente. Referentemente ao ensino de línguas, Cristovão (2012) adverte que as aulas majoritariamente focam a leitura, muitas das quais são desestimulantes e desconexas à realidade dos alunos. No propósito de contribuir com alternativas para o enfrentamento desses desafios, o presente trabalho tem seu escopo voltado para a configuração educacional atual. De forma geral, então, pretendeu-se criar um produto educacional, intitulado Gotcha!, para ser utilizado tanto dentro do ambiente escolar quanto fora, com o intuito de motivar e melhorar o processo ensino-aprendizagem, especialmente, o de Língua Inglesa (LI) como Língua Franca. Esse produto concretizou-se sob a forma de aplicativo para smartphones com sistema operacional Android ou IOS e foi planejado para se trabalhar tanto individualmente quanto em equipe, buscando o favorecimento da mediação do professor junto aos estudantes. Procurou-se fazer considerações sociológicas (Mauss, 2003; Nogueira, 2005; Carvalho, 2007; Nogueira e Catani, 2007; Santos, 2008; Santos, 2011; Carneiro, 2012 e Brzézinski, 2018), a fim de embasar o contexto brasileiro contemporâneo ao tratar dos eixos: educação, tecnologia e globalização. Com este estudo, objetivou-se expor os aspectos filosófico-educacionais que podem contribuir para uma proposta de ensino híbrido com foco no letramento digital; propor um plano de aula invertida com atividades que possibilitassem o desenvolvimento das capacidades linguísticas e as habilidades de produção e compreensão oral e escrita; aplicar esse protótipo junto aos alunos de LI do Ensino Médio em uma escola pública; discutir os aspectos positivos e negativos desse produto educacional e sua relação ao embasamento teórico, em especial, verificar em que medida contempla os postulados do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Para a realização deste trabalho, utilizou-se da pesquisa experimental e de campo com caráter qualitativo, a fim de conjecturar se ensino híbrido misto com aulas invertidas e abordagem sociointeracionista baseada em gêneros podem proporcionar uma educação motivadora que desenvolva estudantes enquanto sujeitos-sujeitos. Os resultados obtidos apontam que para motivar os alunos e melhorar a qualidade do ensino, os professores podem recorrer às ferramentas tecnológicas, personalizando as suas aulas para que a aprendizagem seja centrada nos estudantes. Comprovouse ainda que a ferramenta pedagógica digital escolhida e as atividades nela propostas mostraram compatibilidades, na prática, entre a teoria dos ecossistemas de aprendizagem e do ISD.
Abstract: The world experiences an immersion in the digital culture (Xavier, 2013) through the media genres. However, the public school environment finds it difficult to promote multiliteracies (Rojo, 2012) and, according to Ferretti (2012), ends up disregarding the demands of a technologically evolving society. Referring to language teaching, Cristovão (2012) warns that the classes mostly focus on reading, many of which are discouraging and disconnected from the students' reality. In order to contribute alternatives to face these challenges, the present work has its scope focused on the current educational configuration. In general, then, it was intended to create an educational product, called Gotcha!, to be used both inside and outside of school environment, in order to motivate and improve the teaching-learning process, especially, the English Language (EL) as Lingua Franca. This product materialized as an application for smartphones with Android or IOS operational system and it was designed to work both individually and as a team, seeking to promote teacher mediation with students. It sought to make sociological considerations (Mauss, 2003; Nogueira, 2005; Carvalho, 2007; Nogueira and Catani, 2007; Santos, 2008; Santos, 2011; Carneiro, 2012 and Brzézinski, 2018), in orde to support the contemporary Brazilian context to deal with these axes: education, technology and globalization. This study aimed to expose the philosophical-educational aspects that can contribute to a hybrid teaching proposal focusing on digital literacy; to propose a flipped classroom lesson plan with activities that might enable the development of the language capacities and the skills of production and oral and written comprehension; apply this prototype to high school EL students in a public school; discuss the positive and negative aspects of this educational product and its relation to the theoretical basis, in particular, to verify to what extent it contemplates the postulates of the Socio-discursive Interactionism (SDI) (Bronckart, 1999; Schneuwly and Dolz, 2004). For the accomplishment of this work, it was used an experimental and field research with qualitative character, so as to conjecture if mixed hybrid teaching with flipped classes and socio-interactionist approach based on genres can provide a motivating education that develops students as subject-subjects. The results show that to motivate students and improve the quality of teaching, teachers can use technological tools, customizing their classes so that learning is centered on students. It was also proved that the digital pedagogical tool chosen and the activities proposed therein showed compatibility, in practice, between the theory of learning ecosystems and the SDI.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4612
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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