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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14766
Título: | O duplo psicanalítico e literário no Clube da luta e suas escolhas cinematográficas |
Título(s) alternativo(s): | The psychonalitic and literay dual in Fight club and its cinematographics choices |
Autor(es): | Gomes, Renata Domingues |
Orientador(es): | Barros, Sérgio Paes de |
Palavras-chave: | Literatura - Análise Adaptações para a televisão Literatura - Adaptações Literature - Analysis Television adaptations Literature - Adaptations |
Data do documento: | 23-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | GOMES, Renata Domingues. O duplo psicanalítico e literário no Clube da luta e suas escolhas cinematográficas. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. |
Resumo: | Neste trabalho propomos uma análise sobre o Duplo psicanalítico e literário presentes no romance e na obra cinematográfica Clube da Luta e, além disso, será feito também uma análise acerca das teorias sobre adaptações fílmicas (hipertextos) a partir de romances (hipotextos). Para isso, o trabalho inicia com um parâmetro acerca do Duplo na psicanálise a partir de Freud e o Duplo literário a partir de teorias de Otto Rank, para assim partirmos para o Duplo presente no cinema e também analisarmos as escolhas estilísticas do diretor David Fincher. Os resultados obtidos mostram que o Duplo positivo é um preenchimento daquilo que o protagonista não é e se mostra nas escolhas estilísticas a partir da recriação feita para o cinema que muito tem a ver com o estilo do diretor, ano de publicação e manias da época, ilustrando a visão contemporânea do cinema. |
Abstract: | In this work we propose an analysis of the psychoanalytic and literary Dual presents in the novel and cinematographic work Fight Club, in addition, it will also be made an analysis from theories about filmic adaptations (hypertext) from novels (hypotexts). For this, the work begins with a benchmark of Dual in psychoanalysis from Freud and the literary Dual from Otto Rank's theories, so as to leave for the Dual this film and also analyze the stylistic choices of the director, David Fincher. The results show that the positive Dual is a fill of what the protagonist is not and the stylistic choices from the recreation made for the film shown that much has to do with the style of the director, year of publication and fads of the time, illustrating the contemporary vision of cinema. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14766 |
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