Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28177
Título: Maturidade digital em empresas de software de Pato Branco
Título(s) alternativo(s): Digital maturity in software companies at Pato Branco
Autor(es): Carvalho, Daniel Antonio Zilli
Orientador(es): Follmann, Elizandra Machado
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Comportamento organizacional
Modelos de capacitação e maturidade (Software)
Technological innovations
Organizational behavior
Capability maturity model (Computer software)
Data do documento: 18-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CARVALHO, Daniel Antonio Zilli. Maturidade digital em empresas de software de Pato Branco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
Resumo: A presença dentro do ambiente empresarial sempre foi muito importante no sentido de elevar o nível de competição entre os participantes de um determinado mercado, e com a chegada do mundo digital, as empresas foram pressionadas a mudar sua estrutura e estratégias para aderirem a tal cenário. Dependendo da forma em que essas mudanças ocorrem, as empresas conseguem se destacar estrategicamente, apresentando uma maturidade maior com relação a como lidar com os impactos do que os estudiosos chamam de transformação digital. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou compreender esse contexto em três empresas de software da cidade de Pato Branco, a partir de um estudo de multicasos, entendendo como as empresas que trabalham com tecnologia se portam com relação a transformação digital. As empresas demonstraram estar em uma maturidade onde os objetivos estratégicos encontram-se alinhados com a transformação digital presente, utilizando de ferramentas e práticas para nivelar esse desempenho.
Abstract: The presence within the business environment has always been very important in order to raise the level of competition among the participants of a given market, and with the arrival of the digital world, companies were pressured to change their structure and strategies to adhere to such a scenario. Depending on how these changes occur, companies are able to stand out strategically, presenting a greater maturity in terms of how to deal with the impacts of what scholars call digital transformation. In this sense, this research sought to understand this context in three software companies in the city of Pato Branco, from a multi-case study, understanding how companies working with technology behave in relation to digital transformation. Companies have shown to be at a maturity level where strategic objectives are aligned with the digital transformation present, using tools and practices to level their individual performance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28177
Aparece nas coleções:PB - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maturidadedigitalempresassoftware.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons